Artur Luiz Andrade   |   28/09/2012 16:50

Abav Nacional defende presença da Decolar na feira

O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, enviou e-mail ao Portal PANROTAS para comentar o debate que ocorre no blog Sem Reserva, sobre a presença do Decolar.com na Feira das Américas

O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, enviou e-mail ao Portal PANROTAS para comentar o debate que ocorre no blog Sem Reserva, de Artur Luiz Andrade (blog.panrotas.com.br/semreserva). O tema da discussão é a presença da Decolar.com como expositora na Feira das Américas. Alguns agentes estão questionando essa presença e outros profissionais defendendo o interesse da Decolar em ter estande de relacionamento no evento.

Em um trecho do e-mail, Azevedo destaca que "cada um tem que escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência de seu próprio negócio; pois reservas de mercado não existem mais e as mudanças de tecnologia e de mercado são irreversíveis. Pior do que não se adequar a essas mudanças conjunturais é desconhecê-las, pois isso certamente poderá ser fatal". E emenda: "A Decolar.com, que hoje realiza intensa campanha de mídia, estimulando o consumo de viagens, é uma agência de viagens que está regularmente constituída e associada a Abav, desde 25 de outubro de 2002".

Abaixo, a carta de Antonio Azevedo.

Afinal, a Decolar.com na Feira da Abav significa o quê?”

A questão sugere um oportuno debate sobre o papel da Abav, que atua como representante das agências de viagens associadas, independentemente do porte, das estratégias e até dos recursos tecnológicos que são empregados por elas no atendimento presencial ou virtual de seus clientes – que, cada vez mais, demandam consultoria profissional para realizarem suas viagens a lazer ou negócios. Iniciativas como os bem-sucedidos Proagência e Benchmarking são exemplos do empenho da entidade em preparar suas associadas para enfrentarem as atuais e inevitáveis mudanças de mercado, já antevistas em congressos realizados ainda nas décadas de 80 e 90.

Fazer negócios, conhecer tendências, estreitar relacionamentos comerciais, estar atualizado e bem informado sobre a realidade do mercado são, de um modo geral, os fatores que motivam a participação de todos os expositores e visitantes na Abav – A Feira de Turismo das Américas, que em sua próxima edição reunirá mais de mil empresas expositoras, além dos destinos turísticos nacionais e internacionais, com a presença recorde de 52 países. Posicionada e reconhecida em âmbito global como a maior e mais importante feira do setor nas Américas, a exposição Abav também proporciona um intensa programação de atividades voltadas ao treinamento e a capacitação profissional. Essa é, portanto, a razão de ser e o significado do Congresso e da Exposição Abav.

As OTAs são devidamente constituídas como agência de viagens e adotam um modelo de negócio, entre tantos outros, onde cada qual ao seu modo dispõe de diferenciais competitivos. Existem agências de viagens altamente qualificadas e rentáveis focadas em segmentos e nichos de mercado, que asseguram atendimento personalizado. Existem, também com sucesso, agências que optam por modelos de negócios distintos, como a criação de uma rede de lojas próprias, a participação em sistemas de franquias, a celebração de alianças, fusões etc. Enfim, cada um tem que escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência de seu próprio negócio; pois reservas de mercado não existem mais e as mudanças de tecnologia e de mercado são irreversíveis. Pior do que não se adequar a essas mudanças conjunturais é desconhecê-las, pois isso certamente poderá ser fatal.

O fato é que o mercado, em constante transformação, testemunha inúmeras inovações que alcançam maior ou menor êxito, revelando a força da superação do agente de viagens. Basta lembrar do fracasso retumbante de centenas de sites de compras coletivas, que foram lançados no Brasil e no exterior por empresas do tipo ponto com, sem o respaldo profissional e qualificado de uma agência viagens. A Decolar.com, que hoje realiza intensa campanha de mídia, estimulando o consumo de viagens, é uma agência de viagens que está regularmente constituída e associada a Abav, desde 25 de outubro de 2002. Portanto, ela tem direitos e deveres iguais às demais associadas – diferente de muitos que reclamam e nem associados são.

Inspirado em Charles Darwin, que disse “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, estaremos, de 24 a 26 de outubro de 2012, comemorando os 40 anos do Evento Abav e as quase seis décadas de entidade, tendo como vetores – Inovação – Transformação – Superação.

Mais uma vez estaremos sinalizando rumos e indicando novos paradigmas, mas competirá de forma exclusiva a cada um pensar e mudar.

Antonio Azevedo
Presidente/Abav Nacional
"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18732 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.