Artur Luiz Andrade   |   22/04/2014 07:28

Presidente da Abav fala sobre dia do agente

A pedido do Portal PANROTAS, o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, escreveu artigo sobre as comemorações do Dia do Agente de Viagens.

A pedido do Portal PANROTAS, o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, escreveu artigo sobre as comemorações do Dia do Agente de Viagens. Confira a seguir:

"22 de abril: saudações calorosas aos valorosos agentes de viagens

Por Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional - Associação Brasileira de Agências de Viagens

Basta uma reflexão rápida para se notar a importância das datas no curso da humanidade, nas mais diversas culturas. E hoje, 22 de abril, é o dia consagrado à nossa atividade em todo o território brasileiro. Pode parecer emblemático, mas também é o dia do Descobrimento do Brasil – há exatos 514 anos. E para aportar em terras até então desconhecidas, o legendário Pedro Álvares Cabral foi além de comandante dessa expedição o primeiro agente de viagens a trazer um grupo de turistas europeus para o Brasil. Em termos de efeméride, não poderíamos estar em melhor companhia.
Digressões e curiosidades à parte, aportemos neste 22 de abril na realidade contemporânea da nossa atividade profissional de agentes de viagens. A despeito das agruras e das pedras que se interpõem no nosso caminho, o fato é que temos, sim, muito a comemorar. Fôssemos fracos, apáticos e desarticulados, não teríamos encontrado formas nem forças para avançar na direção de um autêntico renascimento da nossa atividade. A cada novo desafio não hesitamos em fazer valer nossa capacidade de arregimentar propósitos e acumular energia na direção dos nossos objetivos. Nesse contexto, cabe dizer em alto e bom som: o Sistema Abav cresceu e evoluiu em todos os sentidos e, por esta razão, cumpre com méritos o papel que lhe cabe no agenciamento de viagens no contexto da indústria do turismo como um todo.
Estreitemos o foco para as instâncias decisórias de nosso País, em Brasília. A iminente aprovação do Projeto de Lei 5.120/2001, que reconhece a atividade das agências de viagens, constitui fato substantivo e representa conquista histórica de primeira grandeza. Uma vez sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o PL 5.120/2001 passará a ter força de lei e vai inaugurar um terreno novo e promissor para as lutas associativas. Com o aguardado reconhecimento jurídico da atividade exercida pelas agências de viagens, todos seremos beneficiados. Estamos falando do resgate da dignidade de milhares de profissionais que atendem os mais variados segmentos e nichos de mercado.
No bojo desta conquista histórica, que merece um brinde uníssono neste 22 de abril, está a oportunidade de o Destino Brasil ganhar peso, atratividade e competitividade no cenário turístico mundial. Estamos por inaugurar um marco decisivo na consolidação do nosso modelo de desenvolvimento sustentável em turismo. Reconhecidos como profissionais indispensáveis para o Brasil se colocar no lugar que merece na vitrine internacional do turismo, os agentes de viagens se fortalecem como participantes de um processo e especialistas cada vez melhor instrumentalizados para oferecer serviços de qualidade aos viajantes.
O aumento crescente da demanda, impulsionada pela inclusão de milhões de potenciais turistas, amplia a base de consumo do setor. Tudo isso se dá às vésperas de o Brasil sediar o evento de maior repercussão midiática do planeta: a Copa do Mundo. Serão milhares de viajantes circulando de fora para dentro e de dentro para dentro do nosso imenso País, alimentando a expectativa de que os meios e os serviços venham a funcionar a contento e que efetivamente possamos obter um legado positivo posterior, essencial para o crescimento sustentável do nosso turismo receptivo e de seu consequente equilíbrio sócio econômico.
Para concluir, retomo o mote inicial do dia 22 de abril para me congratular com toda a comunidade luso-brasileira, seja para lembrar a efeméride do Descobrimento do Brasil, seja para evocar o papel essencial e intransferível do moderno agente de viagens brasileiro, que heroicamente supera obstáculos e se capacita para exercer com cada vez mais profissionalismo uma profissão sem dúvida extenuante, mas que nos deixa imensamente realizados ao viabilizarmos os sonhos e a felicidade de nossos clientes.
Parabéns e vida longa para os agentes de aiagens...

Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.