Movida

Danilo Teixeira Alves   |   07/04/2015 10:01

Aeroportos do Maranhão serão administrados pelo Estado

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, recebeu ontem (segunda-feira, dia 6) na Secretaria de Aviação Civil (SAC), o governador do Maranhão, Flávio Dino, para tratar dos 11 aeroportos do Estado incluídos no programa de aviação regional.

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, recebeu ontem (segunda-feira, dia 6) na Secretaria de Aviação Civil (SAC), o governador do Maranhão, Flávio Dino, para tratar dos 11 aeroportos do Estado incluídos no programa de aviação regional. Desses, nove passarão a ser administrados pelo governo estadual e não mais pelo município, como ocorre atualmente.

A mudança é baseada no Plano Geral de Outorgas, documento que define regras para a administração dos aeroportos regionais. Desde a publicação do plano, em 15 de agosto de 2014, somente municípios com PIB anual acima de R$ 1 bilhão poderão pleitear a gestão de aeroportos. E, no caso do Maranhão, duas cidades listadas para receber aeroportos regionais superam este valor: Balsas e Pinheiro.

A maior parte dos aeroportos regionais maranhenses está em fase de Estudo Preliminar: Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina, Governador Nunes Freire, Pinheiro e Santa Inês. Imperatriz e Caxias encontram-se em fase de Estudo de Viabilidade Técnica (EVT).

O governador Flavio Dino aproveitou a oportunidade para pedir à SAC a instalação de um instrumento de auxílio de pouso para o aeroporto de Imperatriz e um aeroporto de cargas em Açailândia. O ministro ficou de analisar os pedidos. Segundo Dino, os investimentos na aviação regional são fundamentais para desenvolver o Maranhão. “Com a carência de infraestrutura, fica difícil verticalizar o desenvolvimento do agronegócio, por exemplo. Ainda temos cidades turísticas, como Barreirinhas e Carolina, que serão beneficiadas com o programa. A construção dos aeroportos vai desenvolver a economia e gerar empregos”, comemorou o governador.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias