Antonio R. Rocha   |   02/06/2015 08:50

Aeroporto de Fortaleza também poderá ser privatizado

No próximo dia 9, novas concessões público-privadas aeroportuárias serão anunciadas. No pacote estão Porto Alegre, Salvador e Florianópolis, mas há quem afirme que o aeroporto de Fortaleza, na última hora, conseguirá entrar

No próximo dia 9, novas concessões público-privadas aeroportuárias serão anunciadas. No pacote estão Porto Alegre, Salvador e Florianópolis, mas há quem afirme que o aeroporto de Fortaleza, na última hora, conseguirá entrar no "bolo", o que facilitaria ou pavimentaria seu caminho rumo ao tão-sonhado e disputado hub do Grupo Latam no Nordeste.

Vale lembrar que o Ceará tem o movimentado porto de Pecém e vai ganhar uma siderúrgica. Pernambuco, que também disputa o hub, tem o megacomplexo portuário de Suape e uma refinaria. Já o Rio Grande do Norte tem como principal trunfo a produção própria de querosene da aviação, além de um item técnico importante: a única pista em comprimento e largura com capacidade para receber o Airbus 380, com capacidade para transportar 800 passageiros.

Mas há outras exigências na mesa, que aliás nenhuma das três cidades (Fortaleza, Recife e Natal/Sâo Gonçalo do Amarante) possui. São itens como obras de mobilidade e de infraestrutura no entorno do aeroporto, acessos bem sinalizados e pavimentados, hotelaria próxima ao terminal e até mesmo ligação ferroviária com o Centro.

Como se vê, a "briga" entre os três Estados pelo hub da Latam está apenas começando. E poderá ser benéfica até mesmo para os dois Estados perdedores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS