Da Redação   |   21/06/2015 14:27

Novos donos encomendam 53 aviões para a Tap

Na próxima quarta-feira, 24, os empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman assinarão o contrato de compra de 61% da Tap, mediante um sinal de dois milhões de euros ao governo português.

Na próxima quarta-feira, 24, os empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman assinarão o contrato de compra de 61% da Tap, mediante um sinal de dois milhões de euros ao governo português. Pedrosa, em entrevista ao jornal português Expresso, disse que neste dia os dois executivos detalharão os planos de investimento e relançamento da companhia aérea, mas adiantou algumas novidades. Entre elas, investimento em uma nova frota (53 novos aviões), que inclui o A330neo e o A321neo LR, que será a base da malha da nova Tap. O A321neo LR pode operar voos de Lisboa para a costa leste americana e o nordeste brasileiro. Cinquenta milhões de euros serão destinados imediatamente à renovação do produto a bordo.

"Relançar a credibilidade e a imagem da Tap e aumentar as suas rotas são prioridades”, disse Pedrosa ao Expresso. Em um trecho da entrevista, o jornal comenta a divisão acionária entre Pedrosa e Neeleman: "o dono da Barraqueiro nega as acusações de que a sua participação apenas tem como objetivo contornar a obrigação legal de a Tap ser comprada por uma maioria de capital europeu — Pedrosa tem 50,1% do consórcio e o sócio americano David Neeleman os restantes 49,9% —, afastando o cenário de mais tarde acabar por vender esta posição". “Será a sexta privatização na minha vida e — tal como as restantes — será uma empresa para desenvolver e fazer crescer”, afirma.

Na fase inicial, disse o empresário ao Expresso, "a Tap já contará com o apoio dos aviões disponíveis na Azul, que vão complementar a sua operação na época alta do verão, e no inverno os aviões disponíveis da Tap poderão complementar a atividade da Azul na época alta brasileira de janeiro e fevereiro".

Humberto Pedrosa já havia dito ao Expresso que gostaria que Fernando Pinto continuasse na Tap. Fernando Pinto considera que “a associação de David Neeleman e Humberto Pedrosa assegura à Tap uma base acionista sólida, composta por empresários que conhecem bem o setor dos transportes”. Ele está garantido na fase de transição, mas mais que isso não quis comentar.

Depois da assinatura do contrato na quarta-feira, 24, os empresários devem esperar o parecer das autoridades competentes em Portugal e na Europa, o que deve levar alguns meses. Mas já no final do primeiro semestre, a nova Tap já deverá estar nas mãos de Pedrosa e Neeleman.

Leia reportagem completa do Expresso.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS