Danilo Teixeira Alves   |   07/07/2015 16:29

Extravios e avarias de malas lideram queixas na Anac

Restituição de bagagens, extravios e avarias são as principais reclamações dos passageiros que utilizam o transporte aéreo, segundo a Anac. Os transtornos não se limitam somente aos usuários do sistema e afetam, também, toda a indústria, que gasta cerca de US$ 2,9 bilhões por ano.

Restituição de bagagens, extravios e avarias são as principais reclamações dos passageiros que utilizam o transporte aéreo, segundo a Anac. Os transtornos não se limitam somente aos usuários do sistema e afetam, também, toda a indústria, que gasta cerca de US$ 2,9 bilhões por ano para contornar tais situações.

A supervisão e treinamento das equipes de handling, adequação da infraestrutura aeroportuária e investimento em sistemas de identificação e rastreamento de bagagens são algumas das soluções que podem contribuir para reduzir incidentes e custos e melhorar a eficiência da operação diária nos aeroportos.

Um dos aeroportos que investiu em modernização para aumentar a eficiência dos processos foi o GRU Airport, com a construção do Terminal 3 e do sistemas de bagagens BHS. O diretor de Operações do GRU Airport, comandante Miguel Dau, comenta que o processo de bagagem no aeroporto não é responsabilidade de um ente só, mas de todos os agentes envolvidos na operação.

“O que precisa existir é um entrosamento entre toda a cadeia aeroportuária. Isso implica uma série de mudanças e procedimentos dentro do aeroporto que não se limita somente à modernização dos processos aéreos, mas envolve também a evolução das empresas aéreas e de handling que devem acompanhar esta evolução e se capacitar à altura”, afirmou.

Para Dau, as empresas de Esatas – empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo - têm uma papel importante neste processo. “Esta é uma variável do aeroporto que impacta diretamente na qualidade do serviço ofertado ao passageiro. Não entra só bagagem. Há limpeza de aeronave, serviço de água e esgoto da aeronave, o check-in e uma série de procedimentos que têm um impacto tremendo para o passageiro”, concluiu.

Esse é um dos assuntos que serão abordados na primeira edição do Seminário Luggage, Handling & Catering, evento inédito realizado pela Sator em parceria com a Abesata, que acontece no 15 de julho, no Marriott Hotel, em Guarulhos, São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Colaboração para o Portal PANROTAS

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!