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Danilo Teixeira Alves   |   28/07/2015 12:08

Tam perde share no doméstico, mas segue na liderança

A Tam seguiu na liderança do mercado doméstico em junho de 2015, segundo dados divulgados hoje pela Anac. A aérea obteve 36,6% de share, um pouco a frente da Gol, que registrou 36,3%.

PANROTAS / Emerson Souza
A Tam seguiu na liderança do mercado doméstico em junho de 2015, segundo dados divulgados hoje pela Anac. A aérea obteve 36,6% de share, um pouco à frente da Gol, que registrou 36,3%. No entanto, a companhia presidida por Cláudia Sender viu sua participação cair 2,2%, enquanto a Gol apresentou aumento de 3,5% neste indicador. O comparativo é com o mesmo período do ano passado. A participação somada das demais empresas foi de 27,1%, o que representou redução de 1,4%.

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou crescimento de 2,1% em junho de 2015, comparada com o mesmo mês de 2014, enquanto a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) registrou aumento de 2,8% no mesmo período. Com o resultado de junho de 2015, a demanda doméstica completou 21 meses consecutivos de crescimento e alcançou o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Gol e Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em junho de 2015, quando comparadas com o mesmo mês de 2014, da ordem de 5,6% e 2,9%, respectivamente. A Tam apresentou retração de 0,2% e a Azul teve sua demanda doméstica reduzida em 2,5%. Avianca, Gol e Tam aumentaram a oferta doméstica, em termos de ASK, em 7,8%, 3,5% e 3,1%, respectivamente. A Azul apresentou redução de 3,4%.

MERCADO INTERNACIONAL
Em junho de 2015, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras aumentou 11,7%, quando comparada com o mesmo mês de 2014. Já a oferta internacional (em ASK) registrou o 11º mês consecutivo de crescimento, com alta de 12,5% em comparação ao mês de junho de 2014. No acumulado de janeiro a junho de 2015, a demanda internacional aumentou 13,1% em relação ao mesmo período de 2014. A oferta internacional cresceu de 13,6% no período.

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