Movida

Danilo Teixeira Alves   |   26/08/2015 12:18

Aviação doméstica cresce 8% em julho após promoções

As quatro associadas Abear – Azul, Avianca, Gol e Tam – registraram um crescimento de 8,3% na demanda por transporte aéreo doméstico em julho. A alta tem como base o mesmo período do ano passando, quando o País sediou a Copa do Mundo.

PANROTAS / Emerson Souza
As quatro associadas Abear – Azul, Avianca, Gol e Tam – registraram um crescimento de 8,3% na demanda por transporte aéreo doméstico em julho. A oferta, por sua vez, foi expandida em 6,1% e a taxa de ocupação atingiu 83,4%. O total de passageiros transportados nos voos dentro do País teve crescimento da ordem de 11,5%, totalizando 9,1 milhões de passageiros. Os dados foram apresentados hoje pelo presidente da associação, Eduardo Sanovicz, em mais uma edição do “Dados e Fatos”. Vale ressaltar que as altas apresentadas têm como base o mesmo mês do ano passado, quando o País sediou a Copa do Mundo

“Neste mês, em especial, os consumidores de lazer foram receptivos aos estímulos promocionais feitos pelas companhias na primeira metade do ano, realizados para compensar a queda do mercado corporativo, fruto de um momento econômico complicado no Brasil”, afirmou Sanovicz.

Além das promoções, que incentivam a compra de bilhetes aéreos, a sazonalidade do setor é outro fator relevante encarado como um contribuinte para o resultado de crescimento.

“Juntamente com dezembro e janeiro, julho costuma ser um dos meses fortes da aviação por concentrar férias escolares e viagens familiares”, explicou.

NACIONAL
A Tam liderou o mercado doméstico em julho, obtendo 37,6% da demanda, seguido pela Gol, com 36,9%, Azul, com 16,7%, e Avianca, com 8,5% de participação.

As estatísticas favoráveis contribuíram para melhores resultados no acumulado de janeiro a julho. No período, a demanda registrou alta de 4,5%, a oferta cresceu 3,4% e uma ocupação de 80,5%. O total de passageiros domésticos teve alta de 4,5%, somando 56,3 milhões de viagens.

INTERNACIONAL
Com 30% do fluxo de passageiros que viajaram para o Exterior, as associadas Abear notaram um incremento na demanda de 22,1% no mês passado. Segundo o consultor técnico da Abear, Maurício Emboaba, cerca de 60% deste resultado está atrelado a entrada da Azul no mercado internacional. Neste cenário a Tam ficou com 76,9% de share, seguido pela Gol, com 14,7%, e Azul, com 8,3%. A Avianca teve participação inferior a 1%.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias