Artur Luiz Andrade   |   08/09/2015 21:44

Investigação derruba presidente e dois vices da United

A United Continental Holdings anunciou Oscar Munoz, também membro do board de diretores da empresa, como novo presidente e chief executive officer, em substituição a Jeff Smisek (que ocupava as posições de chairman, CEO e presidente da holding, cuja estrela maior é a United Airlines).

A United Continental Holdings anunciou Oscar Munoz, também membro do board de diretores da empresa, como novo presidente e chief executive officer, em substituição a Jeff Smisek (que ocupava as posições de chairman, CEO e presidente da holding, cuja estrela maior é a United Airlines). O board de diretores também tem novo chairman independente, Henry L. Meyer III.

Munoz tem vasta experiências em grandes marcas de reconhecimento dos consumidores, como AT&T, Pepsico e Coca-Cola, e antes de assumir, nesta terça-feira, 8, os novos cargos na United, atuava como presidente e COO da empresa de transportes ferroviários e intermodal CSX Corporation.

Para Henry Meyer, "o histórico de Oscar demonstra a mistura certa de visão estratégica e forte liderança, para continuar a trajetória ascendente de liderança da United." "Nossa empresa está bem posicionada na execução de seu plano estratégico de melhorar o valor e o serviço que oferece a seus clientes. Estou honrado em ser eleito chairman não executivo por meus pares diretores do board. Agradecemos ao Jeff por seus serviços tanto para a United quanto para a Continental Airlines", continuou Meyer.

"É verdadeiramente um privilégio servir como CEO da United, uma empresa que tem enorme oportunidade de melhorar uma experiência que é essencial para a vitalidade dos negócios globais e para as vidas de milhões de pessoas", disse Oscar Munoz. "Nesses anos de serviço no board de diretores, fiquei impressionado com a dedicação e habilidades de meus colegas de trabalho. Juntos, vamos fazer da United a empresa aérea de melhor performance na indústria".

Munoz está no board da Continental Airlines desde 2004 e no da United (que se fundiu à Continental) desde 2010. Munoz foi escolhido pela revista Hispanic Business um dos 100 hispânicos mais influentes.

Ele prometeu passar os primeiros 90 dias viajando na rede da companhia e ouvindo clientes e funcionários. Ele assumiu que a fusão foi traumática e que problemas tecnológicos afetaram os índices de performance da United. Serviço ao cliente e disciplina de custos serão duas prioridades.

A United também anunciou hoje a saída de seu vice-presidente executivo de Comunicação e Assuntos Governamentais e do vice-presidente sênior das mesmas áreas. Segundo a companhia, as saídas estão conectadas com uma investigação interna relacionada a uma outra investigação federal associada à Autoridade Aeroportuária de Nova York e Nova Jersey. As suspeitas são de tráfico de influência na região, envolvendo executivos da aérea. Investigações que continuam, mas que não levantam preocupações financeiras, de acordo com comunicado da United.

Tópicos relacionados