Roberta Queiroz   |   02/12/2015 19:05

Operação Fim de Ano inicia dia 10 em 15 aeroportos

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, anunciou que a Operação Fim de Ano entra em vigor no próximo dia 10 em 15 aeroportos do País.

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, anunciou que a Operação Fim de Ano entra em vigor no próximo dia 10 em 15 aeroportos do País. Serão 30 dias de reforço para a alta demanda do período nos terminais de Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília, Confins (MG), Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Manaus, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá.

Juntos, os espaços representam 80% do fluxo de viajantes no Brasil. A expectativa é que até o dia 10 de janeiro cerca de 20,1 milhões de passageiros movimentem os terminais em viagens de Natal, Ano Novo e férias escolares.

COMO FUNCIONA
A Infraero prevê incremento de 1,75% no efetivo dos colaboradores em nove aeroportos sob sua administração. Já os operadores aeroportuários dos terminais concedidos (Brasília, Guarulhos, Viracopos, Galeão, Confins, São Gonçalo do Amarante/Natal) anunciaram que o reforço de mão de obra deve chegar a 5,70% no período da Operação.

Entre os compromissos assumidos pela Infraero para a gestão aeroportuária durante a Operação, estão a utilização de mais equipes de apoio e informação ao viajante, o remanejamento de funcionários para turnos de maior movimento, medidas que garantam maior fluidez operacional nas atividades, ativação de planos de contingência de manutenção, equipamentos críticos, pista e pátio, além da implantação de sistema de acessibilidade nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.

Em relação aos itens pactuados com Tam, Gol, Azul e Avianca, estão inclusos a manutenção dos níveis de reservas e/ou vendas estritamente alinhados à capacidade de aeronaves, rotas planejadas e prestação de serviço de rampa e capacidade da tripulação; reforço nas equipes de segurança, rampa e atendimento, tripulantes, suprimentos, operações e manutenção; reserva total e parcial de aeronaves; aumento do nível de combustível das aeronaves (voos alternados); plano de contingências para eventual queda de sistemas (check-in) e aviso especial de alteração de voos.

RESULTADOS DO ANO
Em reunião com representantes de companhias aéreas, operadores aeroportuários e entidades do setor, Padilha afirmou que o resultado do setor aéreo em 2015 deve registrar saldo positivo de 1,3% em relação a 2014, segundo dados da Anac. No acumulado do 1º ao 3º trimestre, o Brasil obteve a maior movimentação aeroportuária já registrada para o período. Ao todo, foram 163,28 milhões de passageiros, 2,3% a mais que no mesmo período do ano passado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS