Roberta Queiroz   |   04/05/2016 14:13

GRU Airport: o que você precisa saber sobre o novo T2

A disposição do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo foi uma das principais mudanças detectadas durante a visita do Portal PANROTAS à cidade de Guarulhos. 

A disposição do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo foi uma das principais mudanças detectadas durante a visita do Portal PANROTAS ao equipamento de Guarulhos. A reformulação do terminal de cor laranja está além de unificações, alas de desembarque, acesso automático à área de embarque e controle eletrônico de passaporte brasileiro divulgadas ontem (3). Por isso, detalhamos abaixo as novidades do espaço que reúne operações domésticas e internacionais.

EMBARQUE CENTRALIZADO
Emerson Souza
Sem confusões: embarques doméstico e internacional estão no mesmo lugar

O embarque internacional agora funciona no mesmo local onde hoje é realizado o embarque doméstico. O embarque doméstico é feito em uma área central do T2 desde novembro do ano passado e, com a transferência do embarque internacional, a orientação dos passageiros deve melhorar ainda mais.

Outra reforma que irá agilizar o tráfego de viajantes no GRU Airport é o novo portão de acesso ao terminal. Ele será erguido em frente ao embarque centralizado do T2.

PROCESSO DE CONEXÃO
Emerson Souza
Esteiras que conectam o viajante que sai do Terminal 2 ao Terminal 3

A partir de agora, o usuário que fizer check-in em algum aeroporto brasileiro para uma viagem internacional, com programação de parada em Guarulhos, não precisará mais sair da área restrita de embarque, restituir as bagagens e ir novamente ao balcão da companhia aérea para realizar o “recheck-in”. Isso significa que quem fizer conexão entre um voo doméstico e internacional, ou vice-versa, só andará pela área interna do terminal, sem necessidade de desembarque e com mais conforto.

Nós testamos o novo processo de conexão, que já era oferecido aos passageiros que saiam de um voo internacional para embarcar em outro semelhante. Aperte o play e confira o trajeto:


Como citado no vídeo, a circulação entre o T2 e o T3 e entre o T3 e o T2 é feita por meio de esteiras rolantes e leva cerca de dez a 15 minutos. Confira no infográfico abaixo outros descolamentos possíveis e qual o tempo estimado:


O ônibus circular do GRU Airport (shuttle) está situado na área de desembarque de cada terminal. O tempo de espera do transporte em cada ponto é de, no máximo, 15 minutos. No período da 0h às 5h, o tempo de espera do traslado aumenta pode chegar a 30 minutos.

Emerson Souza
Ponto do traslado no Terminal 2

ÁREA COMERCIAL DO T2
Emerson Souza
Adesivos à direita da foto mostram que restaurantes serão lançados em breve

No mês passado, foi entregue uma nova área comercial no embarque doméstico. A GRU Avenue, situada logo após a inspeção de raio-x, está em fase de negociação com os estabelecimentos. Ao todo, são cerca de três mil metros quadrados e um espaço para cerca de 20 lojas, todas com vista para o pátio de aeronaves.

A GRU Avenue do T2 é uma espécie de réplica do que já é realidade no T3. A diferença está no conceito, isto é, as lojas do T2 serão mais populares. No corredor de acesso aos píeres de embarque, o passageiro encontrará lojas de alimentação, souvenires, presentes, vestuário e acessórios. Vale lembrar que, recentemente, o terminal ganhou uma praça de alimentação com 11 restaurantes fixos e um quiosque.

PRAZOS
Emerson Souza
Saguão do Terminal 2

Pelo contrato de concessão, o redimensionamento das áreas operacionais deve ser concluído até maio deste ano. Ao todo, serão acrescidos 23 mil metros quadrados de área para a operação e atividade comercial no Terminal 2. Para 2017, estão previstas apenas obras de caráter estético.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS