Felippe Constancio   |   11/07/2016 12:18

Governo pode privatizar Congonhas e Santos Dumont

Presidente interino, Michel Temer, disse em entrevista publicada no domingo (10) na Folha de S. Paulo que o governo visa privatizar aeroportos do Sudeste para aumentar a arrecadação e cumprir a meta fiscal para 2017, por conseguinte


Lailson Santos/Exame

Em busca de novos recursos para reduzir o rombo nas contas federais, cuja previsão é de deficit de R$ 139 bilhões para 2017, o presidente interino, Michel Temer (PMDB), disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que o governo estuda privatizar aeroportos em São Paulo e no Rio de Janeiro - mais especificamente Congonhas e Santos Dumont.

Em entrevista ao jornal no domingo (10), Temer sinalizou o interesse. "É possível que venhamos a privatizar, vai ser analisado, Congonhas e Santos Dumont, o que deve dar uma boa soma", disse sobre os aeroportos que juntos formam a rota mais movimentada do País, a ponto Rio-São Paulo.

Uma eventual privatização dos aeroportos era uma ideia sem apoio no governo Dilma Rousseff que ganhou força no pacote de concessões atualmente montado pelo governo interino, conforme lembra o jornal. Inicialmente, poderiam ser vendidos apenas quatro unidades, ainda em 2016, sendo elas em Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza.

Juntos, estes aeroportos renderiam ao menos R$ 4,1 bilhões em receitas.

Até o momento, seis aeroportos já foram concedidos à iniciativa privada. Juntos, Galeão (RJ), Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Juscelino Kubitschek (DF), São Gonçalo do Amarante (RN) e Confins (MG) representam 45% do fluxo de passageiros.

MODELO DE CONCESSÃO
Na entrevista com o presidente interino, o jornal diz que há dois modelos para os aeroportos do Sudeste em questão: um que envolve a venda do controle com a Infraero sócia minoritária e outro com uma gestão privada das unidades com controle acionário nas mãos da estatal. Seriam abertas empresas para administrar os aeroportos com uma holding da Infraero tendo 51% do capital.

Nelas, o novo sócio privado seria majoritário e o responsável pela gestão, explica a Folha.


*Fonte: Folha de S.Paulo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS