Renato Machado   |   01/12/2016 15:21

Concessões de aeroportos pautam painel no Aviation Day

A aproximação de uma segunda rodada de leilões para a concessão de aeroportos à iniciativa privada, que ocorre em março, trouxe a discussão para o Aviation Day Brasil nesta quinta-feira, em Brasília. Participaram do painel, moderado pelo diret

Renato Machado
Filipe Reis comanda painel com Leticia Queiroz de Andrade, Douglas Rebouças, Adalberto Febeliano e Rogério Coimbra
Filipe Reis comanda painel com Leticia Queiroz de Andrade, Douglas Rebouças, Adalberto Febeliano e Rogério Coimbra
BRASÍLIA - A aproximação de uma segunda rodada de leilões para a concessão de aeroportos à iniciativa privada, que ocorre em março, trouxe a discussão para o Aviation Day Brasil nesta quinta-feira, em Brasília. Participaram do painel, moderado pelo diretor regional da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), Filipe Reis, a presidente da Braga Nascimento e Zilio Advogados, Letícia Queiroz de Andrade, o diretor executivo da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa), Douglas Rebouças, o vice-presidente da Modern Logistics, Adalberto Febeliano e o representante da secretaria da Aviação Civil, Rogerio Coimbra.

As lições aprendidas com a primeira rodada de concessões, que envolveu aeroportos como o de Brasília, Guarulhos e Natal, foram analisadas pelos especialistas. Para Rebouças, “o modelo de consultation é sempre muito positivo pra ambos os lados (aeroportos e companhias aéreas). Quanto maior a transparência que existir nessa relação, melhor”.

Representando o governo, Coimbra assumiu que o supercontrole federal deveria ser evitado. “Não é ideal o poder público estar se metendo nesse tipo de relação. Não é desejável para nenhum dos lados a Anac ter que entrar nessa relação”, afirmou.

O controle contínuo das concessões realizadas foi um pedido da presidente da Braga Nascimento e Zilio. Letícia de Andrade defendeu que “o princípio internacional de concessão é a constante revisão. Sou totalmente a favor da revisão quinquenal, fazer uma avaliação sobre ‘como estamos’, ‘para onde vamos’”.

Já para Adalberto Febeliano, é necessário olhar também para os aeroportos de menor porte, não apenas aqueles de maior movimento. “A gente precisa modernizar essa estrutura, a gente precisa cuidar dos aeroportos no interior que estão passando por dificuldades. Alguma coisa tem de ser feita”, pediu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS