Artur Luiz Andrade   |   20/04/2017 09:00

Air France-KLM terá 3ª cidade no Brasil e 787 em SP

O presidente mundial do Grupo Air France-KLM, Jean Marc Janaillac, há oito meses no comando da empresa, este ontem no Brasil para um encontro com a diretoria da Gol Linhas Aéreas, incluindo o presidente Paulo Kakinoff. Segundo Janaillac, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, a c


Emerson Souza
O presidente mundial do Grupo Air France-KLM, Jean Marc Janaillac
O presidente mundial do Grupo Air France-KLM, Jean Marc Janaillac

O presidente mundial do Grupo Air France-KLM, Jean Marc Janaillac, há oito meses no comando da empresa, esteve ontem no Brasil para um encontro com a diretoria da Gol Linhas Aéreas, incluindo o presidente Paulo Kakinoff. Segundo Janaillac, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, a companhia já sente a recuperação de vendas no Brasil (em relação a 2016) e por isso já tem planos concretos para iniciar voos para uma terceira cidade brasileira — hoje a Air France e a KLM voam para São Paulo e Rio de Janeiro, e no passado a aérea francesa já operou em Brasília e Recife, Janaillac disse que está em processo final de bater o martelo sobre que outra cidade brasileira estará na malha da companhia em 2018, e por isso não quis adiantar sequer a região estudada. O novo voo, aliás, destaca ele, é fruto da relação bastante próxima que a Air France-KLM tem com a Gol no Brasil.

O presidente não disse qual será seu novo destino no Brasil, mas anunciou também a entrada do Dreamliner 787 em uma das duas ligações diárias São Paulo-Paris (hoje a KLM usa a aeronave entre o Rio e Amsterdã), a partir de fevereiro de 2018. “Estamos confiantes no mercado brasileiro e da América Latina”, disse ele, que seguiu para o Chile, onde o grupo acaba de lançar novos produtos da Air France. Outra novidade do Brasil será a presença da La Première, a primeira classe da AF, em cinco voos semanais (hoje são quatro), a partir do final do ano.

MAIS PRODUTIVIDADE
O presidente do Grupo Air France-KLM disse que ainda não conseguiu fazer muitas mudanças nos poucos meses em que está no comando da empresa, mas foi enfático ao dizer que a companhia não cresceu o suficiente no ano passado, apesar dos resultados positivos (4% mais passageiros e resultado neto de 792 milhões de euros, aumento de 4% e de 674 milhões de euros, respectivamente). Sua meta, portanto, é achar meios de crescer em um mercado mais competitivo, com crises e novas demandas do consumidor. Isso em um grupo que tem duas das empresas mais antigas da Europa (só a KLM soma 97 anos).

“Iremos em duas direções: reforçar a qualidade dos produtos e a relação com os clientes; e reduzir custos e ser mais eficientes, com maior produtividade operacional”. Usar o diferencial de ter dois hubs (Schipol e Paris-CDG) e duas culturas atraentes em seus voos também é parte da estratégia. Segundo a Air France-KLM entre 16% e 20% dos passageiros de voos de longa distância passam pelos dois hubs europeus (ou sejam fazem a ida via Paris e a volta via Amsterdã, e vice-versa). A empresa promete uma ofensiva em seus voos de longa distância, incluindo o Brasil, com um aumento de 2% a 3% ao ano até 2020.

INVESTIMENTO NA GOL

Ainda sobre a relação com a companhia nacional, ele disse que não precisa investir mais dinheiro na empresa (a Air France é dona de cerca de 3% da Gol) para melhorar as sinergias. Ou seja, mesmo se o governo brasileiro conseguir a aprovação no Congresso para o projeto de lei que amplia para até 100% a participação de capital estrangeiro nas aéreas brasileiras, a Air France-KLM não tem a intenção de aportar mais dinheiro na Gol.

A parceria entre Air France-KLM e Gol serve atualmente 35 cidades no Brasil para 46 destinos na Europa, com 698 voos com codeshare.


Emerson Souza
A diretora de Vendas da Air France-KLM no Brasil, Adriana Cavalcanti, acompanhou a entrevista exclusiva de Jean Marc Janaillac ao PANROTAS
A diretora de Vendas da Air France-KLM no Brasil, Adriana Cavalcanti, acompanhou a entrevista exclusiva de Jean Marc Janaillac ao PANROTAS

A entrevista completa com Jean Marc Janaillac você poderá ler na próxima edição do Jornal PANROTAS, que circula semana que vem, em versões impressa e digital, esta aqui no Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18741 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.