Raphael Silva   |   10/08/2017 11:22

Liminar suspende execução e dá sobrevida a Viracopos

Decisão da Justiça dá, agora, prazo até segunda-feira (14) para Anac receber valor do seguro-garantia


Divulgação
Concessionária que comanda VCP sofre com as baixas financeiras e não deve continuar à frente do aeroporto
Concessionária que comanda VCP sofre com as baixas financeiras e não deve continuar à frente do aeroporto
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá de esperar ao menos até a próxima segunda-feira (14) para receber o seguro-garantia do aeroporto de Viracopos (VCP), de Campinas (SP). Isso porque a concessionária que comanda o empreendimento, Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), conseguiu uma liminar na Justiça, que suspende a cobrança pelo não pagamento de uma outorga referente a 2016.

A liminar estabelece o próximo dia 14 como limite para que a seguradora Swiss Re faça o pagamento. A decisão provisória foi deferida pela juíza da 6ª Vara do Distrito Federal, Ivani Silva da Luz, contra a Anac, que tinha como prazo inicial o dia 1º de agosto para receber o valor de R$ 149,7 milhões. A outorga, por sua vez, era uma parcela fixa de R$ 174 milhões, não paga pela ABV.

Na decisão, a juíza informa que a concessionária alega "sérias dificuldades operacionais, causadas pela frustração de expectativa de demanda inicialmente estimada e pela ausência da recomposição econômica-financeira do contrato". Por esse motivo, não conseguiu realizar o devido pagamento.

Em julho, a ABV já havia decidido devolver o aeroporto à União, inaugurando o mecanismo de relicitação de concessões problemáticas previsto na Lei 13.448, de junho de 2017. A concessionária, porém, aponta que quando aderiu ao processo, indicou débitos de parcelas vencidas para fins de compensação com as indenizações que serão devidas.

"Diante desse quadro, (a concessionária) conclui que o ofício pedindo o pagamento da outorga pela seguradora não pode prevalecer, na medida em que, a partir da relicitação, o panorama fático, a exemplo do valor atribuído a si a título de outorga, será completamente alterado", destacou a juíza.

Já a Anac informou já estar ciente da liminar, e agora estuda as medidas cabíveis.


*Fonte: Valor Econômico

conteúdo original: http://bit.ly/2wvoKp8

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS