Leonardo Ramos   |   10/10/2017 14:30

Air Berlin encerrará operações no final de outubro

Em recuperação judicial desde agosto, a Air Berlin encerrará suas atividades no dia 28 de outubro; interessadas como Lufthansa e Easyjet seguem negociando para comprar partes da aérea de Berlim

Divulgação Air Berlin
A Air Berlin, que deu início ao processo de insolvência em agosto, irá encerrar todas as suas operações até o final de outubro. A aérea já avisou seus funcionários da decisão, e alertou que não terão empregos garantidos na futura proprietária da empresa. A Lufthansa é uma das fortes concorrentes a levar parte da companhia alemã.

Segundo o site ATW, o diretor executivo, Frank Kebekus, teria enviado uma carta aos funcionários afirmando que deve lançar um plano social para os funcionários, mas que nem todos manterão suas funções após a mudança no comando na empresa; os mais ameaçados seriam empregados em terra e da administração da companhia, e as demissões podem chegar até 1,4 mil pessoas.

Além do Grupo Lufthansa, proprietário da Eurowings, a Airberlin estaria em negociações com uma lista restrita de licitantes, que inclui a britânica Easyjet. "Estamos negociando intensamente por semanas. Dentro de alguns dias, teremos mais informações", comentou Kebekus.

Ele afirmou, porém, que continuar as atividades da Air Berlin enquanto "perde dinheiro e está passando pelo processo de insolvência" não é mais possível, e suas operações, sob o código AB da IATA, cessarão no dia 28 de outubro. "É por isso que pedimos aos representantes dos funcionários e ao conselho geral da empresa que iniciem negociações sobre um plano social e de compensação", advertiu o CEO da aérea.

OFERTAS DE LUFTHANSA E EASYJET

Ainda segundo o ATW, a oferta da Lufthansa para os ativos da Air Berlin estaria focada em garantir 38 Airbus A319 e A320s, que atualmente já aluga da companhia de Berlim. Além disso, o grupo alemão teria interesse nas subsidiárias Lgw, Niki (baseada na Áustria) e ainda outros 13 A320 da Air Berlin. A oferta seria de aproximadamente 200 milhões de euros.

Já a Easyjet teria apresentado uma oferta para 30 A320s da Air Berlin, de cerca de 50 milhões de euros. O canal alemão TV N24 alertou, porém, que o negócio com a companhia britânica pode não acontecer, devido a uma redução na oferta do grupo UK LCC, proprietário da Easyjet.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS