Maria Izabel Reigada   |   20/08/2013 18:02

Aéreas pedem alíquota nacional de 6% para querosene

BRASÍLIA – Em dez dias, o ministro de Aviação Civil, Moreira Franco, volta a receber os representantes das companhias aéreas. Eles mantiveram reunião nesta manhã, aproveitando a presença dos presidentes das companhias aéreas, em participação na segunda edição do

BRASÍLIA – Em dez dias, o ministro de Aviação Civil, Moreira Franco, volta a receber os representantes das companhias aéreas. Eles mantiveram reunião nesta manhã, aproveitando a presença dos presidentes das companhias aéreas, em participação na segunda edição do Aviation Day, na Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. Segundo o ministro Moreira Franco, esse é o prazo para que sejam analisadas as demandas das empresas, entre elas a sugestão de que o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) seja utilizado, por prazo de entre 180 e 240 dias, para custear as tarifas aeroportuárias para navegação e aproximação aérea. “As empresas nos apresentaram duas agendas, uma mais ligada à governança, envolvendo a SAC e a Anac, e outra mais política. Temos certeza de que a primeira agenda será cumprida”, disse o ministro Moreira Franco, em entrevista após encerramento de sua participação em painel do Aviation Day.

Entre as demandas da agenda que o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, define como “estratégica” estão a criação de uma Política Nacional do Querosene de Aviação e de uma Política Nacional de Unificação da Tributação do Querosene de Aviação. “O que propomos é uma alíquota única nacional de tributação, de 6%”, defende Sanovicz. Segundo ele, isso permitiria não apenas o fim da guerra fiscal entre Estados, mas também o fim do transporte de combustível, hoje adotado pelas empresas aéreas por conta da diferença de preços, e, inclusive, a possibilidade de tornar mais acessíveis alguns destinos turísticos do País. “Internacionalmente, a média do preço do querosene de aviação é de 33% dos custos de operação de uma empresa aérea. Aqui no Brasil, estamos na faixa dos 40%, 41%. Assim não há competitividade”, analisou. O segundo Aviation Day terminou seus debates agora e, neste momento, tem coquetel de confraternização dos participantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS