Maria Izabel Reigada   |   19/02/2013 12:36

Aéreas "pequenas" transportam 31% dos paxs em janeiro

No mês passado, as cinco companhias aéreas associadas à Abear – Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip – transportaram 6.533.619 passageiros, 2,27% mais que em dezembro.

No mês passado, as cinco companhias aéreas associadas à Abear – Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip – transportaram 6.533.619 passageiros, 2,27% mais que em dezembro. Juntas, Avianca, Azul e Trip responderam pelo embarque de 31,87% desses passageiros, embora detenham apenas 22,74% dos passageiros/quilômetros pagos, que determina o market-share. “Esse dado mostra o importante processo de crescimento das empresas aéreas em um mercado que muitas vezes é classificado como um duopólio”, destacou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

As cinco associadas reduziram sua oferta nacional em 7,19% em janeiro, na comparação aos números de janeiro de 2012. No período, a demanda caiu 1,36%, resultando em aumento no fator de aproveitamento de 4,96%. O consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano, defendeu a redução como tendência, diante do aumento dos custos operacionais das empresas aéreas, e destacou que a redução na oferta afetou principalmente o número de frequências, mas não os destinos. “Vimos a redução do número de frequências operadas entre os destinos, mas a malha aérea não encolheu no sentido de menos destinos servidos”, disse.

Na comparação com o mês de dezembro, no entanto, a oferta das cinco companhias associadas à Abear em janeiro cresceu 4,58% e a demanda, 6,79%. “Isso já é tradicional, uma vez que janeiro é o período de férias, com natural aumento de demanda”, ressaltou o presidente da associação, Eduardo Sanovicz. A taxa de ocupação aumentou 1,64% em janeiro, passando a 77,76%. Os dados foram apresentados na manhã de hoje, na sede da Abear, quando o presidente da associação defendeu mudanças na resolução da Secretaria de Aviação Civil (SAC) em relação aos slots do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Todas as empresas aumentaram oferta e demanda em janeiro, em relação ao mês anterior. Foi a Trip quem mais ampliou sua oferta, em 13,13%, e também a principal beneficiada pelo crescimento da demanda, com 24,7% mais passageiros/quilômetro. A Tam continuou líder de mercado no mês passado, com 42,8% de market-share, seguida pela Gol, com 34,4%. A Azul foi a terceira colocada, com 11,1%, seguida pela Avianca (6,2%) e pela Trip (5,3%).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias