Francieli Spadari   |   21/01/2014 12:12

Aeroporto de Fortaleza está muito ruim, diz ministro

Faltando apenas cinco meses para a abertura da Copa do Mundo Fifa no Brasil, muitos aeroportos brasileiros estão com as obras incompletas, porém o caso mais preocupante é o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza.

Faltando menos de cinco meses para a abertura da Copa do Mundo Fifa no Brasil, muitos aeroportos brasileiros estão com as obras incompletas (a maioria em cerca de 30% de conclusão). Porém, o pior caso é o Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Apenas 25,1% das obras do novo terminal de passageiros estão finalizadas. Como alternativa para o problema o ministro de Aviação Civil, Moreira Franco, disse ontem, durante visita de inspeção, que o aeroporto terá um “puxadinho” que custará R$ 3,5 milhões – aos cofres públicos - para atender a demanda do mundial.

“O ideal seria que não estivéssemos vivendo essa situação, mas o que importa agora é garantir que Fortaleza vai dar um tratamento adequado aos brasileiros e estrangeiros durante a Copa. Infelizmente (as obras do Aeroporto) estão muito atrasadas”, afirmou Moreira Franco ao jornal local, O Povo Online. Também segundo a informação, o ministro disse que o valor arrecadado com estabelecimentos comerciais no terminal provisório será direcionado à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e que ele fará nova visita ao aeroporto dentro de um mês.

Ao site Globo.com, o ministro foi mais enfático: “alegre, feliz e orgulhoso eu não estou. Claro que surpresa não foi. Na primeira vez que vim aqui, logo que assumi o ministério, eu constatei que o maior problema que nós temos é aqui. Lamentavelmente, a mesma empreiteira que está aqui em Fortaleza é a que está no [aeroporto internacional do] Galeão, e tanto lá quanto aqui o trabalho que foi feito foi muito ruim, muito ruim”.

No edital de contratação publicado no Diário Oficial da União de ontem conta o detalhamento do projeto que a estrutura de 1,2 mil m², com quatro portões de embarque, será coberta por tendas e refrigerada por centrais de ar-condicionado. A obra temporária será desmanchada após a Copa, no fim de julho.

Responsável pela contratação, a Infraero informa que uma das características principais desse terminal é a rápida instalação e que a estrutura atenderá a demanda, pois se trata de um modelo já utilizado em eventos como a Olimpíada de Londres e a Copa da África do Sul.

“Com a entrega de parte das obras de reforma e ampliação do terminal, a capacidade do Pinto Martins será de 8,6 milhões durante a Copa, sendo que a demanda prevista para 2014 é de 6,8 milhões de embarques e desembarques”, diz a Infraero em nota.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Francieli Spadari

Francieli Spadari tem 398 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS