Da Redação   |   12/09/2012 13:26

Aeroporto mineiro faz um ano de voos comerciais

O Aeroporto Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, na Zona da Mata, completou, no mês de agosto, um ano de operação

DA AGÊNCIA MINAS

Com 68 mil passageiros atendidos desde a inauguração, o Aeroporto Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, na Zona da Mata, completou, no mês de agosto, um ano de operação de voos comerciais. Agora, novos desafios serão assumidos com a preparação para o transporte de cargas nacionais e internacionais.

“Somos, segundo a Anac, o Estado da União com o maior número de aeroportos públicos homologados, totalizando 93, e o Presidente Itamar Franco é o único administrado pelo Governo de Minas Gerais. Com a conclusão dos últimos ajustes para o uso integral da pista em voos noturnos, o transporte de cargas vai ganhar um grande impulso, contribuindo para o desenvolvimento da região”, comentou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.

Com quatro voos diários, a Azul Linhas Aéreas opera no sentido Campinas (Aeroporto Viracopos) – Goianá (Aeroporto Itamar Franco) às 8h25 e às 16h25. No sentido inverso, os voos partem às 11h05 e às 18h15. A taxa média de ocupação das aeronaves, que têm capacidade para 68 passageiros, é de 85%.

O aeroporto possui a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais (2.530 metros), compete em extensão com a pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado em Confins (3 mil metros). Conta ainda com toda infraestrutura de combate a incêndios, com caminhões especiais, importados da França; equipe de brigada treinada; e preparação do terminal para as atividades de transporte de cargas domésticas e de passageiros. O próximo passo para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos será a internacionalização do aeroporto no transporte de cargas.

O aeroporto é gerenciado pela Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda, empresa especializada em logística. Contratada com a tarefa de atrair a distribuição de cargas e realizar administração, conservação e operação deste terminal aéreo, atua desde abril de 2011.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias