Felipe Niemeyer   |   04/06/2010 17:00

Aeroportos atenderão à demanda até 2016, diz Jobim

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, explicou na última quarta-feira (dia 2), durante o 10º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a situação dos empreendimentos relativos a aeroportos que fazem parte do programa.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, explicou na última quarta-feira (dia 2), durante o 10º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a situação dos empreendimentos relativos a aeroportos que fazem parte do programa. O ministro afirmou que “toda a previsão de investimentos da Infraero em relação à infraestrutura aeroportuária tem absoluta tranquilidade sobre o atendimento das necessidades que o Brasil terá até 2016”.

A coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, destacou os 13 empreendimentos em andamento pela Infraero, constantes do PAC, e as oito obras concluídas nos seguintes aeroportos: Boa Vista (RR), Parnaíba (PI), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Confins (MG), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP). Ela enfatizou a iniciativa da Infraero e do Ministério da Defesa de implantar os Módulos Operacionais a fim de se enfrentar a demanda crescente de usuários no sistema aeroportuário. “Os módulos irão garantir melhores condições de embarque, desembarque e chek in nos principais aeroportos brasileiros”, afirmou Mirian. A coordenadora também citou que doze aeroportos receberão os módulos.

Ao fim da apresentação, o ministro Nelson Jobim respondeu a questionamento sobre o estudo divulgado esta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a respeito do setor aéreo. Entre outras colocações, o ministro corrigiu números divulgados no estudo a respeito da capacidade dos aeroportos.

Nelson Jobim citou que a Infraero investiu, entre 2000 e 2007, R$ 4,7 bilhões e não R$ 3 bilhões, conforme divulgado. E corrigiu outros números como: a capacidade de slots (horários para pouso e decolagem) em Congonhas é 34 e não 24 como divulgado; Brasília é 45 e não 36; Pampulha é 12 e não 5, entre outras correções. “Os dados são absolutamente errados e observo que o trabalho todo foi realizado sem ouvir os setores envolvidos”, disse o ministro.

Leia mais sobre o assunto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS