Gabriel Guirão   |   10/08/2010 15:20

Azul não terá funcionários em supermercados

Motivado pelos comentários dos agentes de viagens na reportagem “Azul inicia venda de bilhetes em supermercados”, o Portal PANROTAS entrevistou o diretor comercial da companhia, Paulo Nascimento, para saber qual foi a estratégia da companhia com estas vendas.

Motivado pelos comentários dos agentes de viagens na reportagem Azul inicia venda de bilhetes em supermercados, o Portal PANROTAS entrevistou o diretor comercial da companhia, Paulo Nascimento, para saber qual foi a estratégia da companhia com esta ação e como ela acontecerá. Veja abaixo:

Portal PANROTAS – Por que a Azul decidiu entrar neste segmento?
Paulo Nascimento – Desde o início do nosso modelo de negócios, pensamos em uma companhia que aumentasse o número de passageiros no Brasil e não roubasse os clientes da concorrência. Utilizamos muito o conhecimento do David Neeleman pra isso. Por exemplo, os Estados Unidos possuem quatro mil aviões em sua frota e o Brasil algo em torno dos 400 equipamentos. Os norte americanos viajam quatro vezes no ano e o brasileiro viaja uma vez a cada quatro anos. Além disso, no Brasil 70% são viagens são a negócios e somente 30% a lazer. Nos Estados Unidos é o oposto. Com a nossa chegada, apostamos nos novos consumidores e criamos duas estratégias: possuir aviões menores e com muitas frequências para ligar diferentes cidades; e estar presente onde os novos consumidores estão acostumados a comprar. Por isso, resolvemos entrar nestes 32 pontos dentro dos supermercados. Precisamos estar cada vez mais próximos do consumidor.

PP – Qual é a relação comercial da companhia com o supermercado? Paga-se comissão?
Nascimento – Não. O que nós fizemos é basicamente uma ação de marketing. Nós só estamos incentivando as compras.

PP – .... então as vendas não dependem de funcionários?
Nascimento – Exatamente. Nós vamos utilizar banners, panfletos e um ícone de fácil acesso nos computadores que existem dentro dos cyber-cafés, que hoje viraram nossos parceiros. Nossa intenção é fazer com que o cliente compre via internet. Existem estudos que comprovam que alguns dos novos consumidores só tem acesso em lan house.

PP – Os agentes de viagens têm reclamado desta postura da Azul. Como você vê essas opiniões?
Nascimento – Temos um respeito muito grande e é o nosso principal canal de vendas. Temos chamado os agentes para junto conosco acessem a nova classe média. As agências precisam se mexer. Quem soube atingir os novos consumidores muito bem foi a CVC. Hoje a operadora tem loja em shopping, rua, em todos os lugares. Meu amigo Valter [Patriani, presidente da CVC] defende esta estratégia muito bem. O mercado está se reinventando. Aquele que não enxergar vai perder. Se hoje nós concorremos com geladeira, microondas e celulares, precisam estar cada vez mais próximos para deixar o cliente na dúvida do que comprar.

PP – Quanto o agente de viagens representa hoje para a companhia?
Nascimento – Mais de 55%. E nós não operamos em Congonhas. Temos trabalhado bastante para o número de agentes crescer. Ele faz a venda consultiva e é extremamente necessário para quem busca pacotes ou viaja pela primeira vez. Gostamos muito de trabalhar com os agentes e devemos estar atentos a todos os perfis de consumidores.

PP – A ação de marketing tem validade?
Nascimento – Esperamos que ela seja um sucesso e, se tudo der certo, vamos renovar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS