Maria Izabel Reigada   |   03/08/2010 17:03

Concordata da Mexicana de Aviación não afeta Brasil

Em comunicado enviado à imprensa, a Mexicana de Aviación informou sobre a reorganização de parte de seus voos, devido à situação financeira da companhia aérea.

Em comunicado enviado à imprensa, a Mexicana de Aviación informou sobre a reorganização de parte de seus voos, devido à situação financeira da companhia aérea. Tal situação a levou a solicitar hoje entrada no Concurso Mercantil, parecido ao Chapter 11 norte-americano, ou uma concordata.

Segundo o comunicado, apesar dos esforços de contenção de custos e investimentos realizados nos últimos quatro anos, a empresa tem registrado perdas frequentes, em grande parte por conta dos custos trabalhistas. Segundo a aérea, o custo dos salários de suas tripulações e pilotos é 49% superior à média das companhias norte-americanas. Entre as alternativas apresentadas pela empresa aos sindicatos está a venda da Mexicana a seus sindicatos pelo valor simbólico de 1 peso.

A situação financeira da empresa foi definida pela mesma como “muito complexa”, apesar dos investimentos do Nuevo Grupo Aeronáutico, a quem pertence, junto com as empresas aéreas Link e Click, que não estão sendo afetadas. Em concordata, a companhia pode continuar operando voos enquanto reestrutura seus passivos e adequa sua estrutura de gastos às condições atuais da indústria. No site da empresa, o www.mexicana.com, é possível acompanhar os voos que foram suspensos e as reestruturações de rotas que serão realizadas. Para o Brasil, nada muda.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Colaboração para o Portal PANROTAS

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!