Maria Izabel Reigada   |   03/08/2010 17:03

Concordata da Mexicana de Aviación não afeta Brasil

Em comunicado enviado à imprensa, a Mexicana de Aviación informou sobre a reorganização de parte de seus voos, devido à situação financeira da companhia aérea.

Em comunicado enviado à imprensa, a Mexicana de Aviación informou sobre a reorganização de parte de seus voos, devido à situação financeira da companhia aérea. Tal situação a levou a solicitar hoje entrada no Concurso Mercantil, parecido ao Chapter 11 norte-americano, ou uma concordata.

Segundo o comunicado, apesar dos esforços de contenção de custos e investimentos realizados nos últimos quatro anos, a empresa tem registrado perdas frequentes, em grande parte por conta dos custos trabalhistas. Segundo a aérea, o custo dos salários de suas tripulações e pilotos é 49% superior à média das companhias norte-americanas. Entre as alternativas apresentadas pela empresa aos sindicatos está a venda da Mexicana a seus sindicatos pelo valor simbólico de 1 peso.

A situação financeira da empresa foi definida pela mesma como “muito complexa”, apesar dos investimentos do Nuevo Grupo Aeronáutico, a quem pertence, junto com as empresas aéreas Link e Click, que não estão sendo afetadas. Em concordata, a companhia pode continuar operando voos enquanto reestrutura seus passivos e adequa sua estrutura de gastos às condições atuais da indústria. No site da empresa, o www.mexicana.com, é possível acompanhar os voos que foram suspensos e as reestruturações de rotas que serão realizadas. Para o Brasil, nada muda.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias