Savia Reis   |   19/02/2014 14:12

Conheça o projeto do novo aeroporto do RN

NATAL - Representando a concessionária Inframérica – responsável pelo novo aeroporto do Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante –, o superintendente da empresa, Ibernon Gomes, fez uma apresentação sobre a infraestrutura e os objetivos do terminal de passageiros, que será inaugurado no dia 15

NATAL - Representando a concessionária Inframerica – responsável pelo novo aeroporto do Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante –, o superintendente da empresa, Ibernon Gomes (foto), fez uma apresentação sobre a infraestrutura e os objetivos do terminal de passageiros, que será inaugurado em 15 de abril. A apresentação aconteceu durante o 5º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, em Natal.

O executivo iniciou seu discurso falando sobre o ranking de movimentação de passageiros nos aeroportos do Nordeste. “Ceará, Pernambuco e Bahia são os grandes captadores de turistas da região. Natal teve um decréscimo nos últimos anos. Como explicar esse crescimento dos nossos vizinhos?”, disse. Para ele, o trade do Rio Grande do Norte entrou na “zona de conforto”. “Temos mais de 400 quilômetros de praias, grandes hotéis e estamos nessa situação. É o momento de reverter esse processo”, criticou.

Segundo Gomes, a Inframerica enxergou uma chance do Rio Grande do Norte ser hub do Nordeste por estar no centro da região. “Precisamos mostrar o Rio Grande do Norte. Falta agressividade. Os empresários [de outros destinos] vêm de fora e fazem propaganda aqui no nosso Estado. Temos de nos promover mais, sair da zona de conforto que nos fez parar o trabalho. Onde estão os voos charteres que recebíamos nos finais de semana?”.

Entre os engajamentos para incrementar a movimentação de voos para o Estado, a Inframerica apresentou para o Governo um projeto para redução de ICMS do combustível de aviação. “Quando o DF teve a redução desse imposto, conquistou 56 voos novos em dois meses. Queremos o mesmo em Natal”.

Depois dos questionamentos, foi o momento do executivo apresentar o projeto do aeroporto. “O terminal será mais moderno e mais confortável. Cerca de 2,5 mil pessoas estão em obras nesse momento. Estamos trabalhando nessa velocidade porque o Governo do Estado assumiu conosco o compromisso de que teríamos o acesso [um dos principais questionamentos dos moradores]. O novo aeroporto é quatro vezes maior que o Augusto Severo [atual]. Mas a Inframerica não é filantrópica e precisa das companhias aéreas. Fizemos parceria com uma empresa somente para captação de voos”, explicou.

O aeroporto é 100% privado e gerou cinco mil empregos. Ele tem 40 mil metros quadrados, contará com 850 vagas – 250 a mais que o aeroporto Augusto Severo –, tem capacidade para 6,2 milhões de passageiros. Possui ainda oito pontes de embarque, 45 balcões de check-in, e uma pista de 3000 x 60 metros – “preparada para receber o A-380, maior aeronave comercial do mundo”, disse o executivo.

Tópicos relacionados