Francieli Spadari   |   14/08/2013 17:10

Cresce número de desembarques em SP

O desembarque de passageiros nos principais aeroportos que atendem a cidade de São Paulo – Congonhas, Guarulhos e Viracopos, cresceu 4,58% no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado, como demonstra o boletim semestral 2013/1, divulgado pelo Observatório do Turismo

O desembarque de passageiros nos principais aeroportos que atendem a cidade de São Paulo – Congonhas, Guarulhos e Viracopos – cresceu 4,58% no primeiro semestre de 2013 em comparação com o mesmo período do ano passado, como demonstra o boletim semestral 2013/1, divulgado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SP Turis, empresa municipal de turismo e eventos). O desembarque de passageiros nos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara também obteve leve alta de 2,25%.

Outros indicadores mostram que a fase do setor na capital paulista continua favorável, mesmo com a crise internacional. A arrecadação municipal do Imposto Sobre Serviços (ISS) com o turismo foi de R$ 123 milhões de janeiro a junho deste ano, 6,1% a mais do que no mesmo semestre de 2012. A taxa de ocupação dos hotéis fechou o primeiro semestre em 65,46%, praticamente estável no comparativo com a média do período em 2012, sendo que nos meses de março, abril e junho deste ano o índice superou os 70%, indicando ainda uma tendência positiva.

Para o presidente da SP Turis, Marcelo Rehder, os indicadores mostram que vale continuar investindo na cidade. “O setor permanece aquecido, com índices altos. O aumento dos quartos de hotéis é uma comprovação do bom momento e da maturidade do segmento, que tem conseguido aumentar a oferta e ser acompanhado pela demanda”, completa.

O boletim ainda contempla um estudo sobre o perfil socioeconômico dos visitantes presentes em grandes eventos de São Paulo, que ocorreram este ano – como a Virada Cultural, o Carnaval e o Festival Lollapalooza – e também mostra as características dos turistas que estiveram nas Centrais de Informação Turística (CITs) da cidade, administradas pela SPTuris. Além disso, a publicação traz um novo levantamento com os principais números da oferta cultural, turística, de lazer e transportes paulistana.

O estudo na íntegra está no site: www.observatoriodoturismo.com.br.

Tópicos relacionados