Henrique Santiago   |   28/10/2015 18:32

Delta encerra Dubai e culpa aéreas do Golfo; entenda

A Delta revelou hoje o cancelamento da rota Atlanta-Dubai para 11 de fevereiro de 2016. Em comunicado, a empresa atribui às transportadoras do Golfo Pérsico a “culpa” do encerramento do serviço.

A Delta Air Lines revelou que irá cancelar a rota Atlanta-Dubai com data marcada para 11 de fevereiro de 2016. Em comunicado, a empresa atribui às transportadoras do Golfo Pérsico (Emirates Airline, Etihad Airways e Qatar Airways) a “culpa” do encerramento do serviço.

“Este anúncio vem em meio ao excesso de capacidade em voos dos Estados Unidos para o Oriente Médio operados por companhias aéreas fortemente subsidiadas. Em menos de um mês, a aérea reduziu o serviço para o destino. O B777 utilizado na rota será reimplantado em outros mercados transatlânticos onde pode competir com igualidade e que não seja distorcida por empresas subsidiadas estatais”, informa o texto.

Entre 2008 e 2014, cerca de 11 mil assentos diários foram adicionados entre os Estados Unidos e Dubai, Doha e Abu Dhabi, dos quais 95% são voados pelas três principais companhias do Golfo Árabe. Segundo a Delta, dos 14 serviços diários entre Estados Unidos e Dubai, apenas dois são operados por empresas norte-americanas.

Junto com a American e a United Airlines, por meio do acordo de céus abertos, a Delta solicitou ao governo dos Estados Unidos a iniciar consultas com o Catar e os Emirados Árabes Unidos para resolver a questão de US$ 42 bilhões em subsídios dados às transportadoras do Golfo, o que violaria o acordo de céus abertos entre as nações.

Tópicos relacionados