Artur Luiz Andrade   |   07/07/2014 12:47

Em voo para os EUA, celulares têm de estar carregados

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (Homeland Security) anunciou que deu início a novas medidas de segurança para a entrada de visitantes nos Estados Unidos, algumas visível e identificáveis pelo público, outras que não serão reveleadas.

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (Homeland Security) anunciou que deu início a novas medidas de segurança para a entrada de visitantes nos Estados Unidos, algumas visível e identificáveis pelo público, outras que não serão reveladas.

Uma das novas medidas estipula que celulares e aparelhos eletrônicos sem bateria, ou seja, descarregados, não poderão embarcar em voos diretos para os Estados Unidos. Os aparelhos passam pelo raio-X na inspeção de segurança e os agentes podem pedir para que eles sejam ligados. Se estiverem sem bateriam, não entram no voo. Alguns passageiros poderão passar por uma segunda revista mais detalhada também.

A princípio, as medidas valem a partir de alguns aeroportos da Europa, Oriente Médio e África. Não houve menções aos aparelhos despachados com a bagagem e nem a divulgação de uma lista de aeroportos.

De qualquer forma, é bom que passageiros em geral fiquem atentos, pois, como o departamento disse, há “medidas invisíveis”. E os agentes podem pedir que aparelhos sejam ligados se houver qualquer suspeita. As novas medidas foram tomadas devido a suspeitas do governo americano em relação a novas bombas criadas por terroristas, especialmente da Al-Qaeda, visando derrubar aeronaves dos Estados Unidos.

Tópicos relacionados