Maria Izabel Reigada   |   07/06/2010 14:12

Espanha inicia estudos para "aeroportos verdes"

A autoridade aeroportuária da Espanha, a Aena, começou em Lanzarote, no arquipélago das Canárias, o projeto de adaptação dos aeroportos espanhóis em aeroportos neutros em emissão de carbono.

A autoridade aeroportuária da Espanha, a Aena, começou em Lanzarote, no arquipélago das Canárias, o projeto de adaptação dos aeroportos espanhóis em aeroportos neutros em emissão de carbono. O objetivo é adotar tecnologias que possibilitem uso mais eficiente de energia, bem como a utilização de energias renováveis sempre que possível. Serão desenvolvidos projetos específicos para avaliar as tecnologias disponíveis para minimizar as emissões de carbono, até atingir a certificação de “neutro em emissões de carbono”, ou a designação “aeroporto verde”.

O projeto tem quatro fases, sendo que a primeira tem seis meses de duração. A segunda fase do projeto em Lanzarote será realizada em 2011. Nesta primeira etapa, na prática, serão identificadas as áreas de ação dentro das atividades de climatização e ventilação, iluminação interna, iluminação de pistas, equipamentos eletromecânicos, regulação e monitoramento, acessibilidade terrestre e consumo de água, entre outras. A perspectiva da Aena é contar com uma primeira avaliação dos resultados de Lanzarote dentro de dois anos.

Tópicos relacionados