Claudio Schapochnik   |   09/12/2009 15:09

Gol cresce e Tam perde share em novembro (corrigido)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje as tabelas com dados comparativos de participação de mercado das empresas aéreas brasileiras, nas linhas domésticas e internacionais, relativos a novembro de 2009 – em comparação ao mesmo mês do ano passado

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje as tabelas com dados comparativos de participação de mercado das empresas aéreas brasileiras, nas linhas domésticas e internacionais, relativos a novembro de 2009 – em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo o estudo, das sete primeiras empresas listadas no mercado nacional, Azul, OceanAir e Tam caíram no share e Gol, Webjet, Trip e Passaredo subiram, nos dados referentes a novembro. No acumulado do ano a Gol continua com share menor que em 2008.

A Tam, continua líder de mercado, mas teve 43,93% de participação em novembro contra 51,70% em novembro de 2008, perda de quase oito pontos. No acumulado do ano a Tam tem 45,91%. A Gol subiu de 40,05% para 42,25%, aproximando-se da Tam, que teve um novembro problemático com a migração para a plataforma tecnológica Amadeus.

De janeiro a novembro, porém, a Gol obteve queda em relação ao ano passado. Gol e OceanAir registraram, segundo a Anac, respectivamente 41,31% e 2,58% – contra 42,38% e 2,81%, respectivamente, em novembro de 2008.

A Azul ainda não operava em novembro de 2008, mas se comparado com outubro deste ano, quando registrou 4,31%, a empresa perdeu espaço – teve 3,71% em novembro.

A Webjet, em novembro teve 4,56% de share, bem maior que os 3,67% do mesmo mês no ano passado. A Trip pulou de 1,34% para 1,89%.

INTERNACIONAL
No mercado internacional, de acordo com a Anac, a liderança também permanece com a Tam – que ampliou a participação. De janeiro a novembro deste ano, alcançou 86,67% de share (entre as empresas nacionais que operam para o Exterior) contra 74,34% do mesmo mês de 2008. Logo após vem a Gol, que teve 13,2% de share em novembro deste ano – contra 24,73% de novembro de 2008, perdendo metade do mercado que detinha, devido à mudança de estratégia da empresa, mais concentrada no nacional e na América do Sul.

Somente em novembro, a Tam teve 85,41% e a Gol 14,59%.


*Fonte: Alterado às 15h09

Tópicos relacionados