Maria Izabel Reigada   |   17/02/2012 11:15

Greve: Lufthansa é prejudicada, e Iberia tem nova jornada

Depois da Iberia, que hoje tem nova jornada de paralisações, e da Air France, agora é a Lufthansa quem enfrenta complicações com funcionários grevistas.

Depois da Iberia, que hoje tem nova jornada de paralisações, e da Air France, agora é a Lufthansa quem enfrenta complicações com funcionários grevistas. Ontem, o GdF (sigla em alemão para o Sindicado de Segurança Aérea) convocou greve de advertência no Aeroporto de Frankfurt, das 15h às 22h. Hoje, no entanto, convocou novamente a paralisação, entre as 8h e as 22h. Entre as companhias prejudicadas está a Lufthansa, que anunciou cancelamento de mais de 150 operações hoje – todas de curta e média distância, sem afetar as rotas intercontinentais. A sociedade que administra o aeroporto, a Fraport, espera garantir o mínimo de 50% das operações de tráfego aéreo no Aeroporto de Frankfurt.

Na Espanha, a Iberia vive novo dia de paralisação, como anunciado pelos sindicatos. Os cancelamentos de hoje somam 111 voos. A companhia aérea espanhola deve operar 65% dos voos programados para hoje. Trata-se da nona jornada de greves desde o início, em 18 de dezembro. O Ministério de Fomento fixou serviços mínimos obrigatórios, obrigando a que se operem todos os voos entre o continente e as ilhas – Baleares e Canárias –, além de pelo menos 50% dos voos nacionais com duração maior de cinco horas. Já estão convocadas novas jornadas de greve para a próxima segunda-feira, dia 20, e para os dias 24 e 29 deste mês. Na segunda-feira, serão cancelados 121 voos, ou 38% da oferta programada.

Tópicos relacionados