Movida

Maria Izabel Reigada   |   17/02/2014 14:20

Iberia testa carta eletrônica de voos em A-321

Um Airbus 321 foi a primeira aeronave da Iberia a adotar o “eletronic flight bag”, ou carta de voo eletrônica. Na prática, trata-se da utilização de tablets substituindo a documentação em papel utilizada pelos tripulantes para consultar e realizar os cálculos

PANROTAS / Emerson Souza
Um tablet em cada lado da cabine (foto: divulgação)
Um tablet em cada lado da cabine (foto: divulgação)
Um Airbus 321 foi a primeira aeronave da Iberia a adotar o “eletronic flight bag”, ou carta de voo eletrônica. Na prática, trata-se da utilização de tablets substituindo a documentação em papel utilizada pelos tripulantes para consultar e realizar os cálculos necessário para a operação de cada voo. Segundo a companhia espanhola, a medida representa uma “considerável economia de papel e reduz em média em 60 quilos o peso transportado, representando economia de combustível de cerca de 150 mil euros anualmente nas rotas de curta e média distâncias”, diz o comunicado da Iberia.

Pelos dispositivos, os pilotos têm acesso aos manuais do avião, a cartas cartografadas e a mecanismos para calcular as fases de decolagem, voo e aterrissagem dos equipamentos. Segundo a empresa, o uso dos tablets também diminui a carga de trabalho dos pilotos, permitindo gestão mais intuitiva do voo e facilitando a tomada de decisões. Um grupo de 100 pilotos da Iberia já recebeu formação teórica e em simulador sobre as funcionalidades do novo equipamento.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias