Da Redação   |   03/07/2012 13:51

MG lança Polo Aeroespacial de Tupaciguara

O governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Educação (SEE) e Desenvolvimento Econômico (Sede), lançou hoje o Polo Aeroespacial de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro

DA AGÊNCIA MINAS

O governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Educação (SEE) e Desenvolvimento Econômico (Sede), lançou hoje o Polo Aeroespacial de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O empreendimento compõe o projeto do Complexo Aeronáutico de Minas, que terá mais três polos no Estado, além do Aeroporto Internacional Tancredo Neves como aerotropolis (cidade-aeroporto), inspirada em modelos bem sucedidos em outro países do mundo.

Na solenidade, houve também o anúncio da implantação do Centro de Inovação Aeroespacial, em parceria com a empresa AXIS Aeroespacial e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi formalizada, ainda, a ordem de serviço para a construção, no Triângulo Mineiro, da Escola Técnica do Brasil Profissionalizado, que formará profissionais para o segmento. A escolha do município de Tupaciguara, que fica a cerca de 605 quilômetros de Belo Horizonte e 70 quilômetros de Uberlândia, está relacionada diretamente aos aspectos locais de topografia e logística, ao apoio da Prefeitura Tupaciguara, além da proximidade com o curso de engenharia aeronáutica da UFU.

Dentro do Complexo Aeroespacial de Minas Gerais, o Polo Aeroespacial de Tupaciguara se destacará como o mais expressivo em ciência e tecnologia aeroespacial no Brasil. As áreas estudadas e desenvolvidas são tecnologia espacial de ponta, como a hipersônica, e a propulsão a laser, dois assuntos de vanguarda no mundo.

Na oportunidade, a AXIS Aeroespacial apresentará o mock-up (maquete em tamanho real) do projeto do avião AX-2 Tupã de seis lugares, que se encontra em desenvolvimento para atender à aviação executiva com características inovadoras em conforto, baixo nível de ruído, baixo custo, alta segurança e baixos índices de emissão de poluentes.

O modelo poderá fazer o primeiro voo no final de 2013. Entretanto, para comercialização, o AX-2 Tupã deverá chegar ao mercado em três anos e meio. O mock-up foi financiado pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

COMPLEXO
Além da unidade de Tupaciguara, o Complexo Aeronáutico de Minas Gerais envolve outros quatro polos previstos: Itajubá, com a Helibras, na indústria de asas rotativas; Lagoa Santa, com o Centro de Capacitação; Zona da Mata, com o aeroporto regional localizado em Goianá (próximo a Juiz de Fora para atender ao Pré-Sal); e a transformação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Aerotropolis (cidade-aeroporto).

Esse conceito visa ao desenvolvimento do Vetor Norte, que compreende 13 municípios do entorno do aeroporto atraindo empresas de alto conteúdo tecnológico, como já ocorreu em alguns lugares, como Cingapura, Dubai e outros.

Tópicos relacionados