Maria Izabel Reigada   |   20/02/2014 15:05

"NDC é evolução, não revolução", diz CEO da Iata

O novo sistema que a Iata desenha, o NDC (New Distribution Capability), com o objetivo de reunir em uma só ferramenta passagens aéreas e ancillaries de todas as companhias membro,

O novo sistema que a Iata desenha, o NDC (New Distribution Capability), com o objetivo de reunir em uma só ferramenta passagens aéreas e ancillaries de todas as companhias membro, foi definido pelo CEO da Iata, Tony Tyler, como uma evolução. “Não se trata de uma revolução, mas uma evolução”, disse o executivo, que fez ainda um mea culpa em relação aos questionamentos de associações de agentes de viagens mundo afora quando o assunto é o NDC. “Entendemos que erramos na comunicação. Deveríamos ter falado primeiro com os agentes e explicado nossa proposta. Tratamos de fazer isso depois, mas aí já encontramos um cenário menos favorável”, disse.

Para Tyler, o NDC representa facilidades no modelo dos negócios para toda a cadeia envolvida, incluídos os agentes de viagens. “É uma grande evolução. O agente deixará de ver apenas o assento disponível e a tarifa e poderá, na mesma tela, no mesmo momento, ter toda a informação das ancillaries de cada empresa”, disse. “Hoje, os serviços extras representam parte substancial da receita das companhias aéreas, especialmente nos Estados Unidos”, destacou o diretor da Iata no Brasil, Carlos Ebner. “O NDC vai mostrar tudo de forma mais fácil e direta. É positivo para todos”, acrescentou o diretor brasileiro.

A ferramenta, no entanto, ainda não deve estar concluída no próximo ano, quando serão realizados testes. “Em cinco anos devemos tê-la completa, adotada globalmente”, disse o CEO da Iata. Ele esteve em Brasília ontem, participando de reuniões com autoridades, e recebeu a imprensa na manhã de hoje na Iata, em São Paulo.

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