Karina Cedeño   |   25/11/2014 12:59

Oferta e demanda na aviação doméstica crescem em outubro

A demanda por aviação doméstica no último mês apresentou crescimento em relação ao mesmo período de 2013. É o que revelam dados consolidados de outubro das empresas integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – Avianca, Azul, Tam e Gol.

A demanda por voos domésticos no último mês apresentou crescimento em relação ao mesmo período de 2013. É o que revelam dados consolidados de outubro das companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear): Avianca, Azul, Tam e Gol.

Medida em RPK, a demanda por transporte aéreo doméstico teve crescimento de 6,4% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa superação do acumulado do ano, que registra aumento de 5,5%. De acordo com o consultor técnico da Abear, Maurício Emboaba, a tendência deve se manter estável nos próximos meses.

Pelo segundo mês consecutivo, a oferta (medida em ASK) também apresentou alta, com crescimento de 2,6%. O maior crescimento da demanda em relação à oferta resulta em melhoras no índice de aproveitamento, que aumentou 2,9 pontos percentuais, atingindo 80,8%. No ano, o load factor registra índice de 79,6%, em alta de 4,1 pontos percentuais em relação a 2013.

Em outubro, o total de passageiros embarcados pela Abear em voos domésticos somou 7,3 milhões, o que representa aumento de 6,7% em relação ao ano anterior. No mês, a Tam respondeu por 39,14% de market-share, enquanto a Gol ficou com 36,36%, a Azul, com 15,99%, e a Avianca, com 8,51%.

No que se refere ao transporte aéreo internacional, a demanda seguiu em alta em outubro, com aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. As associadas da Abear embarcaram, no mês, 427 mil passageiros em voos internacionais.

Para mais informações referentes a números mensais, totais móveis e gráficos de outubro, acesse este link.

Tópicos relacionados