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Francieli Spadari   |   13/01/2014 18:58

Passageiros dão nota a aeroportos em pesquisa da SAC

Numa escala de 1 a 5 o brasileiro atribuiu nota de 3,79 aos aeroportos brasileiros no período entre julho e setembro de 2013. Este é o principal dado medido na terceira edição do Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos (Indaero)

Numa escala de 1 a 5, o brasileiro atribuiu nota de 3,79 aos aeroportos brasileiros no período entre julho e setembro do ano passado. As informações são da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Este é o principal dado medido na terceira edição do Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos (Indaero), pesquisa coordenada pela SAC. Foram avaliados os 15 maiores aeroportos e o Aeroporto Internacional de Natal obteve o maior índice de satisfação geral no trimestre, com nota de 4,36, seguido por Viracopos (SP) e Congonhas (SP), que tiveram empate com média 4,13. A pior nota foi 3,39, dada ao Aeroporto de Cuiabá (MT).

A pesquisa lançada em 2013 ouviu mais de 19 mil usuários da aviação civil, no momento em que estavam dentro dos aeroportos. Destas, 72% esperavam voos ou desembarcavam nos terminais domésticos. Os restantes 28% responderam aos questionários nas áreas de embarque e desembarque internacionais. Foram avaliados itens como preço do estacionamento, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de espera na fila, cordialidade no atendimento, limpeza dos banheiros, restituição de bagagem, informação de voo, internet e também a satisfação geral com o aeroporto.

"Com os dados coletados dos usuários, nós passamos a exigir de cada aeroporto que apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho exatamente naquilo que o cliente está reclamando", explica o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco. "Nossa missão é atualizar a parâmetros do século 21 o funcionamento da aviação civil brasileira, construída em meados do século passado", completou o ministro.

As notas maiores dadas pelos usuários foram para atendimento, cordialidade e eficiência dos funcionários das companhias aéreas no check-in, além da disponibilidade de carrinhos para bagagem e rigor na inspeção de segurança. Os usuários se declararam insatisfeitos com o acesso à internet sem fio e com o preço dos estacionamentos, dos estabelecimentos comerciais dentro dos aeroportos e de alimentação.

A amostra foi colhida nos seguintes aeroportos: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Curitiba (PR), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Porto Alegre (RS).

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