Claudio Schapochnik   |   24/05/2010 17:11

Projeto da Tam pinta dois Airbus com antigas marcas

Desde hoje, passageiros da ponte aérea Rio-São Paulo podem reviver momentos que marcaram a história da Tam nas décadas de 1970 e 1990. Batizado de Vintage, o projeto repaginou duas aeronaves Airbus

Desde hoje, passageiros da ponte aérea Rio-São Paulo podem reviver momentos que marcaram a história da Tam nas décadas de 1970 e 1990. Batizado de Vintage, o projeto repaginou duas aeronaves Airbus A319 com o objetivo de resgatar a memória e valorizar a cultura da empresa que nasceu no interior de São Paulo.

O Vintage está inserido num projeto maior: a reforma e ampliação do Museu Tam, em São Carlos, no interior de São Paulo. Sonho dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro, o espaço começou a ser concebido em 1993 e foi aberto, em caráter experimental, ao público em 2006 como um dos museus mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa aérea na América Latina. Dois anos depois, em julho de 2008, veio a decisão reconstruí-lo, expandir sua área útil de 9,5 mil m² para 20 mil m² e torná-lo mais moderno e completo. A reabertura ao público ocorrerá no dia 13 de junho.

AUTÊNTICO PASSADO
As duas aeronaves A319 receberam pinturas especiais. A primeira contará com o layout utilizado na década de 1970, quando foram iniciadas as operações da companhia aérea regional. A segunda trará o layout da década de 1990, momento de grande expansão da empresa. Ambas vão operar exclusivamente as rotas de ida e volta entre Rio de Janeiro (Santos Dumont) e São Paulo (Congonhas), em todos os dias da semana.

O interior dos aviões será ambientado de acordo com os modelos originais, inclusive com tecidos idênticos aos utilizados no passado. O vídeo de segurança, exibido minutos antes da decolagem, foi produzido especialmente para as duas aeronaves Vintage. Emprega uma linguagem descontraída e elementos de época, como figurino dos atores, animações e locução, mantendo a seriedade que o tema segurança requer.

O serviço de bordo também foi personalizado para o projeto e será exclusivo para as duas aeronaves. As refeições serão servidas na famosa e clássica maleta da década de 1970. Os copos exibirão logomarcas de época, e até mesmo o jornal de bordo fará uma viagem no tempo: nas páginas do Primeira Chamada, os passageiros poderão ler anúncios antigos. Comandantes, copilotos e comissários vestirão uniformes desenhados segundo o figurino da época.

Tópicos relacionados