Felipe Niemeyer   |   12/02/2010 13:49

Promoções "salvam" setor aéreo doméstico em 2009

O setor de transporte aéreo de passageiros, no contexto do mercado doméstico, conseguiu superar as expectativas iniciais de dificuldades, devido aos efeitos da crise financeira mundial.

Em dezembro de 2009, a demanda por transporte aéreo regular de passageiros, no mercado doméstico, apresentou um expressivo crescimento de 37,7%, transportando mais de 6 bilhões de passageiros quilômetros pagos (“Revenue Passenger Kilometers”-RPK) e prosseguindo com a incrível recuperação verificada durante todo o segundo semestre (25,7% em julho, 21,5% em agosto, 29,9% em setembro, 42,0% em outubro, 38,4% em novembro), em comparação com 2008. Essa e outras conclusões fazem parte da analise setorial do Snea referente ao segundo semestre de 2009.

De acordo com o levantamento, o comportamento mensal da demanda, até maio de 2009 (com exceção apenas de janeiro, quando houve crescimento de 9,6%) mostrou resultados, que não se destacaram significativamente dos registrados nos mesmos meses do ano anterior, ficando até mesmo, em algumas situações, abaixo dos seus equivalentes em 2008. Entretanto, a excelente recuperação observada na demanda decorrer do segundo semestre de 2009, conduziu aos 56,3 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (“revenue passengers kilometers”-RPK) no resultado acumulado entre janeiro e dezembro, significando uma variação de +17,6% sobre o total alcançado em 2008, o que representa o segundo maior incremento anual nesta década.

Por outro lado, em dezembro de 2009, a oferta mensal chegou a quase 8,2 bilhões de assentos quilômetros oferecidos (“available seat kilometers”, ou ASK), registrando um acréscimo de 24,9% em relação ao ano anterior. Com o aumento da oferta, principalmente no segundo semestre, o total anual atingiu 84,3 bilhões de assentos-quilômetros oferecidos, representando um crescimento de 15,4% sobre 2008. Em função desse maior crescimento da demanda em relação à oferta, o aproveitamento total anual (“Load Factor”) atingiu 66,5%, tendo ficado 1 ponto percentual acima do registrado em 2008.

Como resultado, ao longo do ano, o aproveitamento médio (“Average Load Factor”) mostrou, oscilações na faixa de 58% até 74%, e sua tendência indicou queda entre janeiro a junho, se revertendo para crescimento ao longo de todo o segundo semestre de 2009.

“O setor de transporte aéreo de passageiros, no contexto do mercado doméstico, conseguiu superar as expectativas iniciais de dificuldades, devido aos efeitos da crise financeira mundial, buscando alavancar a demanda com diversas promoções durante o primeiro semestre e colhendo bons resultados no restante do ano com a rápida recuperação da economia brasileira”, conclui o Snea.

Tópicos relacionados