Claudio Schapochnik   |   25/10/2010 14:16

Ribeirão (SP) quer internacionalização do aeroporto

A prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera, abraçou definitivamente a causa do aeroporto Leite Lopes, que em um primeiro momento poderá receber um Terminal de Cargas – “projeto divulgado há alguns anos, sem, no entanto, ter saído do papel”, diz a prefeitura municipal

A prefeita de Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera, abraçou definitivamente a causa do aeroporto Leite Lopes, que em um primeiro momento poderá receber um Terminal de Cargas – “projeto divulgado há alguns anos, sem, no entanto, ter saído do papel”, diz a prefeitura municipal. Para isso, a prefeita esteve em Brasília nesta sexta (dia 22), onde, durante um encontro com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, formalizou o pedido de providências e resolução de eventuais pendências que possam estar impedindo o andamento do processo. Na oportunidade ela estava acompanhada do coordenador de Projetos Especiais, Ivo Colicchio.

Entre as argumentações da prefeita, “foram citados os indicativos sociais da cidade e o potencial econômico, especialmente no setor do agronegócio, com ênfase para os percentuais da produção de etanol e outros produtos agrícolas: importante pólo regional que agrega mais de 86 municípios, com população estimada de 4 milhões de pessoas”.

Ela citou ainda que o aeroporto registrou, somente em 2009, mais de 38 mil pousos e decolagens, com 473 mil passageiros.

Ao expor seus argumentos ao ministro Jobim, a prefeita de Ribeirão Preto disse que o aeroporto “já está habilitado a receber voos internacionais, conforme portaria do Ministério da Aeronáutica, de 30 de dezembro de 2002”. O documento define que o Leite Lopes “está habilitado ao tráfego aéreo internacional de cargas”. Dárcy Vera argumentou ao ministro que outros aeroportos do mundo, com pistas de extensão similares ao do Leite Lopes, já foram internacionalizados.

“Solicito que veja a questão da internacionalização do aeroporto de Ribeirão Preto com base no relatório que lhe apresento, onde estão relacionados vários aeroportos, com dimensões de pistas semelhantes e que recebem voos internacionais. Peço-lhe que o assunto seja analisado levando-se em conta a importância da cidade no cenário nacional”, salientou Dárcy Vera ao ministro.

Ao final da reunião, foi marcada uma nova reunião para o dia 3 de novembro, em Brasília, para dar continuidade às discussões e providências. O encontro reunirá técnicos do Ministério da Defesa, Anac, Comar, Daesp, Secretaria de Transportes e Prefeitura de Ribeirão Preto.

Tópicos relacionados