Artur Luiz Andrade   |   05/01/2011 15:37

Sabre entra na briga contra a American Airlines

A política Direct Connect da American, que quer convencer o consumidor que a melhor forma de comprar bilhetes da empresa é no site aa.com, em detrimento de outros canais de distribuição vem sendo visto com muita revolta (entre outros sentimentos) pelos intermediários

"Ops", diriam os americanos. Sabre na briga contra a American Airlines? Criatura contra criador? Pois é, a política Direct Connect da American Airlines (que permite que agências e clientes comprem bilhetes e serviços diretamente da companhia, sem passar por GDSs ou intermediários), que quer convencer o consumidor e os agentes que a melhor forma de comprar bilhetes da empresa é no site aa.com, em detrimento de outros canais de distribuição que permitem comparar com outras empresas vem sendo visto com muita revolta (entre outros sentimentos) por alguns intermediadores. Primeiro foi o Orbitz (e leia-se também Travelport), depois o Expedia e agora o Sabre.

O GDS criado pela American e hoje uma empresa independente avisou hoje a todos os seus associados na América do Norte que tomou medidas em relação à forma como o conteúdo da AA é exibido no GDS, deixando claro que houve um downgrade. Em seu site, o Sabre colocou um comunicado, em que diz que "há meses a American Airlines vem tomando medidas na tentativa de impor um sistema caro, não comprovado e desnecessário em agências de viagens e corporações, incluindo assinantes de conteúdo de tarifas do Sabre".

Continua o comunicado: "Acreditamos que essas ações são prejudiciais a nossos clientes agências e corporações, assimo como aos consumidores, tornando mais difícil e mais custosa a comparação de produtos para a compra. O Sabre está tomando ações para proteger seus interesses e de seus clientes, apoiando empresas aéreas que valorizam a transparência e a eficiência comprovados do sistema que fornecemos".

Em carta a seus clientes, o Sabre diz que está protegendo o que eles tanto prezam a transparência total de tarifas e a abilidade para operar seus negócios eficientemente. Segundo a carta, o Sabre alterou a ordem em que os voos da AA aparecem, exceto na Europa e no Canadá, devido a regulamentações específicas de mercado. O Sabre também anunciou que inicia o fim do acordo atual com a American, que irá até agosto. Um novo acordo está sendo negociado, mas com garantias de longo prazo tendo em vista a tranaparência da comparação de preços.

A carta é assinada pelo vice-presidente de Marketing do Sabre Travel Network, Chris Kroeger.
Nesse duelo de titãs, em que temos de um lado Sabre, Expedia e Orbitz, por enquanto, e de outro a American Airlines (alguma companhia irá aderir a sua estratégia?), quem vencerá? E quem pagará a conta final?

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.