Fernando Chirotto   |   03/08/2010 12:31

SNA: Tripulantes da Gol reclamam de escalas noturnas

Desrespeito à regulamentação do aeronauta e compreensão particular e conveniente à empresa no que diz respeito aos voos noturnos

"Desrespeito à regulamentação do aeronauta e compreensão particular e conveniente à empresa no que diz respeito aos voos noturnos". Segundo o diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, estas são as principais reclamações contra a Gol, que podem implicar em uma paralisação para o próximo dia 13, a qual, segundo ele, faria com que cerca de 200 co-pilotos e 400 comissários não se apresentassem para cumprir suas escalas.

“O movimento surgiu, principalmente, por parte de co-pilotos da companhia, que reclamaram do Crew Link, novo modelo de gestão da Gol, que faz com que a escala mude diariamente, o que é contra a lei”, explicou ele. “Soma-se este modelo com a interpretação que as companhias fazem do artigo 36 da Lei de Regulamentação Profissional do Aeronauta e o que temos são tripulantes submetidos à escalas noturnas em dias subsequentes”, completou.

Segundo Camacho, apesar de o artigo especificar que, após cumprir determinado período noturno o tripulante não poderia entrar na escala da noite do dia seguinte, com o novo modelo de escalas a companhia faz com que o mesmo tripulante voe à noite em dias seguidos. “Segundo a lei, ocorrendo o regresso de uma viagem, a tripulação volta para a base domiciliar e, no dia seguinte, não pode voar na madrugada. No entanto, por meio de uma interpretação errada da lei, a companhia ‘tira’ o tripulante da base e o escala para outro voo de madrugada. Acredito que o próprio legislador tenha se equivocado, permitindo esta brecha. No entanto, não estamos discutindo apenas o aspecto legal da questão, mas também a questão laboral, que entra na fisiologia do tripulante, o qual acaba tendo problemas como déficit acumulado de sono e estresse laboral”, detalhou. “Nestes casos, me pergunto: cadê a Anac? A agência que deveria regulamentar e fiscalizar estas leis”, alertou.

Ainda de acordo com ele, uma tripulação cansada quase provocou uma tragédia em um voo da companhia. “Não posso citar detalhes do voo e da tripulação, mas, no final de 2009, uma tripulação da Gol quase provocou um acidente. Aqueles colaboradores não iriam voar na madrugada e, por determinação da empresa, se apresentaram. Resultado: a aeronave teve uma aproximação equivocada que quase provocou uma colisão, o que foi impedido pelo sistema do próprio avião. E, o pior de tudo: o piloto acabou sendo demitido”, revelou ele.

SOLUÇÕES
Ao ser questionado sobre as soluções à divergência entre os tripulantes e a companhia, Camacho afirma que a Gol já respondeu às reclamações e está tomando providências. “A partir da reunião que teve com o SNA no final do último mês, o vice-presidente de Gestão & Pessoas da Gol, Ricardo Khauaja, ordenou o cancelamento do número necessário de voos em agosto para adequar a escala dos colaboradores”, revelou. Daí esses atrasos que estão ocorrendo.

Com isso, a paralisação seria evitada? “Se a companhia atender às reivindicações e comunicar isso aos manifestantes, acredito que o movimento diminuirá e a paralisação pode não acontecer”, ponderou, destacando que o movimento é anônimo e tem conseguido mais adeptos nos últimos dias.

Clique aqui para ler o blog que os pilotos da Gol criaram para falar sobre o movimento.

Em resposta às declarações, a Gol diz que está adequando a escala às necessidades de seus clientes e colaboradores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernando Chirotto

Fernando Chirotto tem 1213 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS