Movida

Alex Souza   |   16/05/2011 11:44

Tam registra lucro líquido de R$ 128,8 mi no 1º tri

O lucro líquido da Tam no primeiro trimestre do ano foi de R$ 128,8 milhões, valor considerado positivo também por conta do

PANROTAS / Emerson Souza
Líbano Barroso
Líbano Barroso
O lucro líquido da Tam no primeiro trimestre do ano foi de R$ 128,8 milhões, valor considerado positivo também por conta do prejuízo de R$ 71 milhões registrado no mesmo período do ano passado. O lucro operacional (Ebit) foi de R$ 110,2 milhões (+43,6%), a receita operacional bruta de R$ 3,2 bilhões (+17,1%) e o faturamento com passageiros em voos domésticos e internacionais chegou a R$ 2,4 bilhões (+7,2%). O total de passageiros transportados, em 881 voos feitos no período, foi de 9,3 milhões.

No doméstico, incluindo a Pantanal, as receitas com passageiros chegaram a R$ 1,5 bilhão (+8,2%), o número de clientes pagantes a 7,9 milhões (+11,5%) e a ocupação (load factor) chegou a 70,4% (+1,2%) – o preço médio pago por passageiro por quilômetro voado (yield) foi de R$ 0,18 (-5,7%). Na avaliação da empresa, o percentual de ocupação e a redução do yield foram motivados pelo grande número de passageiros voando a lazer, devido principalmente ao feriado de Carnaval.

No internacional, as receitas com passageiros bateram R$ 861,6 milhões (+5,6%), o número de passageiros pagantes chegou a 1,4 milhão (14,2%). O load factor atingiu 79,6% (+3%) e o yield foi de R$ 0,14 (-9,2%).

Cargo e Fidelidade

As receitas da unidade de cargas atingiram R$ 255,1 milhões (-0,3%), com as operações domésticas crescendo 1,9% (R$ 117,7 milhões) e as internacionais caindo 2,1% (R$ 137,4 milhões). O grupo de outras receitas operacionais apresentou crescimento de 126,1%, para R$ 542,8 milhões, na comparação anual, devido principalmente ao aumento de 456,6% na receita da Muliplus S/A, que atingiu R$ 227 milhões no primeiro trimestre.

Star Alliance

O presidente da holding Tam S/A, Marco Antonio Bologna, creditou o bom resultado à equipe atualmente composta por quase 30 mil pessoas e a fatores como a entrada na Star Alliance, que completa um ano neste mês. “Graças também à consolidação da atividades do Multiplus Fidelidade como companhia aberta, ao desenvolvimento do modelo de franquias da Tam Viagens e à conquista de novos clientes pela Tam MRO, nossa unidade de negócios de prestação de serviços de manutenção e revisão de aeronaves”, disse.

O presidente da Tam, Líbano Barroso, lembrou de iniciativas como as parcerias com as empresas de ônibus Pássaro Marron e Princesa do Agreste para a venda combinada de passagens de ônibus e bilhetes aéreos. “Outra iniciativa importante é a inauguração de 17 novas lojas TAM Viagens em todo o Brasil neste ano, dentro do modelo de franquias implementado pela nossa operadora de turismo, que irá ampliar a rede das atuais 90 para 200 unidades franqueadas ainda em 2011", comentou.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias