Biaphra Galeno   |   26/07/2013 18:10

Terminal novo de GRU será maior que os outros 3 juntos

A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos concluiu nesta semana a fase estrutural do novo Terminal de Passageiros 3 (TPS3). Principal obra aeroportuária para a Copa do Mundo, o terminal será voltado exclusivamente para voos internacionais, terá capacidade para 12 milhões.

A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos concluiu na semana passada a fase estrutural do novo Terminal de Passageiros 3, que ocupará uma área de 192 mil m² – maior do que a dos Terminais 1, 2 e 4 juntos. Principal obra aeroportuária para a Copa do Mundo, o terminal será voltado exclusivamente para voos internacionais, terá capacidade para 12 milhões de passageiros por ano e tem inauguração prevista para maio do próximo ano.

A próxima etapa, já iniciada, envolve o fechamento das áreas de alvenaria, acabamentos e montagem da estrutura metálica de sustentação do telhado. Nessa fase, também têm início as instalações dos equipamentos principais, como sistema automático de bagagens, elevadores e escadas rolantes. A obra está com cerca de 60% do projeto concluído e dentro do cronograma planejado.

PROJETO
O Terminal 3 terá 22 pontes de embarque e pátio para 34 aeronaves. A área comercial terá cerca de 100 estabelecimentos comerciais, entre lojas de marcas reconhecidas, bares, lanchonetes, restaurantes, livrarias e serviços gerais. Na área interna, haverá um hotel quatro-estrelas com cerca de 50 quartos, voltado para passageiros em conexão.

De acordo com o GRU Airport, o Terminal 3 foi projetado para ser um dos mais modernos aeroportos do mundo e será equipado com tecnologias que facilitam o fluxo de passageiros, como esteiras rolantes de locomoção conectadas ao Terminal 2, totens de autoatendimento de check-in, despacho automático de bagagem (self bag drop), portões eletrônicos de controle de imigração/emigração (e-gates), além de um moderno sistema de distribuição de bagagem, que irá permitir aos passageiros despacharem suas bagagens com dez horas de antecedência.

Tópicos relacionados