Maria Izabel Reigada   |   06/08/2014 11:23

Aeroportos: Curitiba é o melhor e GRU o pior para paxs

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Porto Alegre, Galeão, no Rio de Janeiro, e Brasília subiram três posições na última edição do ranking de satisfação dos usuários, divulgado pela Secretaria de Aviação Civil

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Porto Alegre, Galeão, no Rio de Janeiro, e Brasília subiram três posições na última edição do ranking de satisfação dos usuários, divulgado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Realizada entre abril e junho, a pesquisa analisa a satisfação dos passageiros em 14 aeroportos brasileiros, comparando-a com o mesmo período de 2013. O aeroporto mais bem avaliado pelos passageiros foi o de Curitiba, que no ano passado também ficou em primeiro lugar. O pior avaliado, na última edição da pesquisa, foi o aeroporto de Guarulhos, que perdeu duas posições em relação ao mesmo período de 2013. A pesquisa, no entanto, foi realizada antes da abertura do Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos.

Em junho, a média nacional foi a maior registrada desde a primeira edição da pesquisa, em 2013: 3,9, em uma escala de 1 a 5. Curitiba lidera o ranking com 4,1 pontos, enquanto Guarulhos teve 3,09. A média nacional no trimestre ficou em 3,82. A pesquisa ouviu 15.856 pessoas e avaliou quesitos relacionados a acesso, check-in, migração, infraestrutura e aduana. O custo da alimentação, do estacionamento e de produtos comerciais e a qualidade do wi-fi foram os principais alvos de crítica por parte dos passageiros.

"Essa pesquisa reflete o que os passageiros vivem quando se deslocam de avião pelo País. Com esses dados, podemos exigir que cada aeroporto trace um plano de gestão para melhorar os quesitos mais criticados pela população”, disse o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. “Já fizemos isso com o aeroporto de Manaus. Percebemos, por meio dessa pesquisa, que as filas da Receita Federal estavam acima do razoável. Nos reunimos com eles e o problema foi resolvido. A ideia é sempre prestar um serviço digno à população.” O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), inaugurado em junho, fez parte da pesquisa pela primeira vez e só foi avaliado pelo período de um mês, não sendo possível realizar comparação.

Tópicos relacionados