Artur Luiz Andrade   |   17/03/2015 19:18

No Brasil, CEO explica nova fase competitiva da Alitalia

Silvano Cassano, novo CEO da Alitalia, na nova fase pós-compra de 49% pela Etihad, escolheu o Brasil para sua primeira viagem internacional como líder da nova Alitalia. Hoje à tarde, recebeu a reportagem do Portal PANROTAS para uma entrevista exclusiva

Silvano Cassano, novo CEO da Alitalia, na nova fase pós-compra de 49% pela Etihad, escolheu o Brasil para sua primeira viagem internacional como líder da nova Alitalia. Hoje à tarde, recebeu a reportagem da PANROTAS para uma entrevista exclusiva, em que comenta os investimentos que virão, os planos para a América Latina e o resto do planeta, concorrência na Europa e as parcerias com Air France-KLM, Air Berlin e, claro, a Etihad.

“Temos compromisso de longo prazo com o Brasil e faço a promessa de que não deixaremos ninguém tirar da Alitalia a liderança no transporte de passageiros daqui para a Itália”, disse. No ano passado, a Alitalia transportou 330 mil passageiros de/para o Brasil e no primeiro bimestre de 2015 o share da empresa subiu de 23,8% para 24,7%. “Temos crescido dois dígitos e agora temos recursos para competir e investir em melhorias. Tivemos que reduzir tarifas nesse começo de ano por causa do câmbio, e mantivemos nossa liderança”.

Cassano disse também que estuda aumentar a capacidade para o Brasil a partir do final do ano, pois acredita que a declaração do ano Jubileu pelo papa Francisco vai atrair mais brasileiros católicos a Roma. O Ano Santo Jubilar da Misericórdia terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro em 8 de dezembro de 2015 (essa porta só é aberta em anos declarados Jubileu), dia de Nossa Senhora da Conceição, e será encerrado em 20 de novembro de 2016, na chamada Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Hoje a Alitalia tem um voo diário São Paulo-Roma (que dependendo da temporada chega a nove por semana) e outro Rio-Roma. A Alitalia voltou a estudar também a operação em Milão, a partir do Brasil.

Ainda na América do Sul, a Alitalia voa para Buenos Aires e Caracas e deve abrir em breve ligações com Bogotá e Santiago.

NOVA ALITALIA
Sobre os novos investimentos, o CEO da companhia italiana disse que a meta é transformar a Alitalia de empresa três estrelas para cinco estrelas. Os investimentos terão duas frentes: o elemento passional que a companhia desperta (e isso inclui capacitação de funcionários, design, elegância, produtos sofisticados e também uma nova logomarca, a ser lançada em julho) e tecnologia (que abrange frota, canais de distribuição, conectividade para os passageiros, entre outros itens).

Serão investidos 330 milhões em frota, incluindo a chegada de novos A330 e 777 para o longo curso, uma das grandes apostas da Alitalia, e o upgrade nas cabines da frota atual. Além dos voos para a América Latina, a empresa anuncia ligações diretas próprias de Roma e/ou Milão ao Japão, China e Coreia do Sul e o acesso a toda a Ásia com a parceria com a Etihad, via o hub de Abu Dhabi. Veneza, Roma e Milão ganharão voos para Abu Dhabi este ano, Bolonha em 2016 e a Catânia em 2017. "A palavra chave é conectividade", disse o CEO.

O total de investimentos, em três anos, chega a 700 milhões de euros na companhia.

A entrevista completa com Silvano Cassano e com seu CCO, Ariodante Valeri, você lê na próxima edição do Jornal PANROTAS, especial para o Fórum PANROTAS.

Em tempo: A Etihad comprou 49% da nova Alitalia (Alitalia SAI), pelo qual pagou 387,5 milhões de euros. Os demais 51% são da Alitalia CAI, por meio da MidCo. Silvano Cassano já liderou empresas como a Grandi Navi Veloci, já foi CEO do Benetton Group e da Fiat Auto Financial e vice-presidente de Operações Europeias da Hertz.

Veja mais fotos da visita do CEO da Alitalia no álbum abaixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.