Leonardo Ramos   |   31/01/2017 15:32

Calendário do MTur já tem 100 eventos marcados em 2017

Mais de 100 eventos já estão cadastrados no Calendário Nacional de Eventos, criado ano passado pelo Ministério do Turismo para ajudar turistas a organizarem seus passeios e viagens

Com o objetivo de ajudar os viajantes a programar suas viagens durante o ano, o Calendário Nacional de Eventos, criado em março do ano passado pelo Ministério do Turismo, já alcançou mais de 100 eventos cadastrados em 2017. São encontros e celebrações variadas, que envolvem interesses como negócios, cultura, folclore, religião e gastronomia.

Entre os eventos já marcados no calendário, distribuídos em 21 Estados, destacam-se os relacionados a atividades artísticas, culturais e folclóricas, com 43 datas marcadas; em segundo lugar aparecem ocasiões religiosas, com 20 encontros, seguido de perto de gastronomia, com 19. Em divulgação o MTur lembra, porém, que é necessário que os profissionais do turismo como gestores, organizadores e produtores solicitem a inclusão de eventos no calendário.

“Os eventos são importantes para estimular tanto o turismo doméstico como o internacional, movimentando a economia local e garantindo fluxo turístico nos destinos mesmo fora de temporada. Por isso é importante que os gestores façam uso deste calendário como uma importante ferramenta de divulgação de suas ações”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Os responsáveis por decidir o que entra ou não no calendário do ministério considerarão critérios como conhecimento popular, gerador de fluxo turístico e relevância cultural e econômica, para depois separar e classificar os eventos por tipo e categoria. Para cadastrar, basta preencher o formulário disponível no site do ministério; se aprovado, o evento passará por uma edição técnica, e então será divulgado.

Segundo dados do MTur, no ano passado cerca de 900 eventos turísticos foram sediados em todas as regiões do País, sendo principalmente artísticos, culturais e folclóricos (303), seguido das celebrações religiosas (149) e de gastronomia (101).

Tópicos relacionados