Rafael Faustino   |   05/01/2017 15:19

MTur registrou 880 eventos em seu calendário em 2016

Do total, quase metade (410) foram eventos de médio porte, enquanto outros 262 foram grandes ocasiões, segundo o ministério

Divulgação/Embratur
Festival de Parintins, no Amazonas, foi um dos grandes eventos cadastrados pelo MTur em 2016
Festival de Parintins, no Amazonas, foi um dos grandes eventos cadastrados pelo MTur em 2016

Segundo o Calendário Nacional de Eventos, ferramenta oficial do Ministério do Turismo para o registro de eventos turísticos no País, em 2016, foram 880 ocasiões em que turistas foram atraídos a todas as regiões brasileiras para festas, feiras, eventos artísticos, culturais e de outros segmentos.
Segundo o ministério, os eventos artísticos, culturais e de folclore regional lideraram a realização com 303 registros no calendário. Celebrações religiosas foram 149, seguidas pelos eventos relacionados à gastronomia, com 101.

Do total, quase metade (410) foram eventos de médio porte, enquanto outros 262 foram grandes ocasiões, segundo o MTur. Os 208 restantes foram eventos de pequeno porte.

Além do suporte à divulgação, o ministério do Turismo também destinou R$ 14,3 milhões em apoio a mais de 50 eventos realizados em diversos municípios brasileiros, destinados a outras entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.

2017
Para este ano, o MTur espera ver seu calendário de eventos, que foi criado no início de 2016 para ajudar na divulgação e informação dos acontecimentos nacionais. “A ideia é que tanto as secretarias quanto os organizadores de grandes eventos e festivais do país colaborem com informações”, diz o ministério, em nota.

Todos os organizadores, entretanto, estão autorizados a usar o sistema. Basta preencher o formulário disponível na página do MTur com todas as informações disponíveis. “Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e por categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica”, explica o órgão.

Tópicos relacionados