Artur Luiz Andrade   |   22/01/2015 18:33

Veja os objetivos da AirTkt, entidade dos consolidadores

Os cinco maiores consolidadores de bilhetes aéreos do País – Rextur Advance, Flytour, Esferatur, Gapnet e Ancoradouro – fundaram a a Associação Brasileira de Distribuidores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt), que tem Cássio Salles de Oliveira como diretor executivo. Hoje vice-preside

Os cinco maiores consolidadores de bilhetes aéreos do País – Rextur Advance, Flytour, Esferatur, Gapnet e Ancoradouro – fundaram hoje a Associação Brasileira de Distribuidores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt), que tem Cássio Salles de Oliveira como diretor executivo. Hoje vice-presidente da Rextur Advance, ele inicia a organização da entidade na próxima semana.

O objetivo maior, segundo os fundadores, é preservar a cadeia de distribuição, criando agendas junto ao governo e fornecedores, capacitar os agentes de viagens, criar processos únicos que otimizem o trabalho de todos e valorizar os agentes e os distribuidores em geral.

O que motivou a união desse grupo de grandes empresas (e fortes concorrentes)? Informalmente o mesmo grupo já se reuniu periodicamente alguns anos atrás, mas o acirramento da concorrência acabou desfazendo o chamado G-6. Houve tentativas de junção de alguns dos players, mas isso também não evoluiu.

Com o setor mais amadurecido e profissional, esses empresários, concorrência à parte, já que ela continuará existindo, viram que interesses e necessidades em comum continuaram existindo. Um caso recente que mostrou como essa união pode ser boa para todos e manter a concorrência comercial foi a das fraudes eletrônicas, que atingiram as consolidadoras. Algumas delas se uniram e criaram uma solução tecnológica única, que reduziu o número de ataques não em uma empresa, mas em todo o setor praticamente. A chamada união inteligente.

O modelo será participativo e inclusivo, com um conselho administrativo formado por três dos membros fundadores (a serem definidos) e um diretor executivo, Cássio Oliveira.

“Queremos ajudar os agentes de viagens a continuarem vencendo seus desafios e se desenvolvendo, podendo disputar vendas com players de todos os tamanhos, e também ajudar a indústria a crescer e se organizar. Temos know-how, articulação nacional e bastante profissionalismo”, disse Oliveira ao Portal PANROTAS.

Consolidadores de todo o País que quiserem se associar terão a oportunidade, pois o estatuto define os requisitos para ser um membro.

“Vamos buscar alternativas mercadológicas para nossos clientes, os agentes, ajudando a manter e desenvolver a cadeia produtiva do turismo. Vamos buscar padrões de tecnologia, segurança da informação e dos processos para nossas empresas e nossos parceiros. Capacitar nossos colaboradores e dos nossos clientes também está na lista de prioridades, ainda mais neste momento tão dinâmico de nossa indústria. Vamos trabalhar pelo reconhecimento de nossa atividade e enquadramento tributário adequado”, finaliza Cássio Oliveira, resumindo a missão da nova entidade, que reúne 1,6 mil colaboradores, 65 filiais em todo o País (sem contar home offices) e cerca de 12 mil agências de viagens clientes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.