Artur Luiz Andrade   |   10/04/2015 12:17

Empresas marítimas pagam R$ 90 mi em comissão este ano

Segundo o presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz, durante o Seminário Aviesp, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), as associadas à entidade no Brasil (Costa, MSC, Pullmantur e Royal Caribbean) pagaram R$ 90 milhões em comissões a agências de viagens e operadoras

CAMPINAS – Segundo o presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz, durante o Seminário Aviesp, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), as associadas à entidade no Brasil (Costa, MSC, Pullmantur e Royal Caribbean) pagaram R$ 90 milhões em comissões a agências de viagens e operadoras, referentes apenas à temporada 2014/2015. “Quanto desses R$ 90 milhões foi para as agências de vocês?”, perguntou Ferraz aos presentes, mostrando que há muitas oportunidades para os agentes nesse setor. Vale lembrar que o Brasil já teve 22 navios na costa durante o verão, e hoje apenas dez. "Imagine quanto foi perdido em comissão", lembrou Ricardo Amaral, da Royal Caribbean.

No mundo, segundo pesquisa da Clia, sete em cada dez viajantes de cruzeiros compram o produto em uma agência de viagens. No Brasil, segundo Marco Ferraz, esse número ainda é maior.

A América do Sul responde por apenas 2,9% como destino de cruzeiros marítimos, com 35% dos navios baseados no Caribe e 30% na Europa. Ou seja aí estão as oportunidades para destinos e para os vendedores. O impacto do setor de cruzeiros no Brasil é de R$ 1,1 bilhão, mas o potencial é muito maior. Vale lembrar que, devido a vários entraves, como o custo e a burocracia, o número de navios no Brasil vem caindo.

Acompanhe a cobertura especial da Aviesp no www.panrotas.com.br/cobertura-especial/aviesp-2015

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.