Antonio R. Rocha   |   12/05/2015 15:09

Abremar pede desoneração para cruzeiros pelo Nordeste

Depois de encontro com autoridades portuárias e trade turístico ontem (10), em Fortaleza, prosseguiu hoje em Natal a série de eventos programados pela Associação Brasileira de Empresas Marítima (Abremar) para incentivar o retorno das rotas dos transatlânticos pelo Nordeste.

Depois de encontro com autoridades portuárias e trade turístico ontem (10), em Fortaleza, prosseguiu hoje, em Natal, a série de eventos programados pela Associação Brasileira de Empresas Marítima (Abremar) para incentivar o retorno das rotas dos transatlânticos pelo Nordeste. O presidente da Clia Abremar, Marco Ferraz, e a coordenadora de Infraestrutura e Operações da entidade, Márcia Leite, também diretora operacional da MSC, fizeram a apresentação na capital potiguar.

A ideia de Ferraz é dotar o Nordeste (e o Norte) de uma linha regular de cruzeiros durante seis meses, na temporada 2016-2017. Segundo ele, seriam rotas bem abrangentes, com paradas em várias capitais, como por exemplo de Fortaleza a Salvador ou Fortaleza-Belém. "Não temos nada definido ainda. Nem roteiros. Nem sequer navio. Nem a temporada, aliás, na verdade. Estamos fazendo um estudo, levantando dados, incentivando os cruzeiros marítimos em uma região privilegiada, porém ainda carente em estrutura portuária, em certas cidades".

Para viabilizar novas rotas pelo Nordeste, enfatiza o presidente da Clia Ambremar, desonerar é preciso. Tal como no setor da aviação comercial, ele pede, de cara, a redução da alíquota do ICMS do combustível para 12 por cento. Mas não é só. Ferraz também quer a mesma isenção (desta vez, total) para passageiros do Pis/Confins. Tal incentivo é concedido apenas ao setor de cargas. A tributação, normalmente, é de 9,75%. "Isso sem falar nos custos da praticarem (do prático, que acompanha os navios nas entradas e saídas dos portos) e das taxas portuárias, que são incrivelmente caras no Brasl", reclama.

O presidente da Abremar lembra que os dez navios que estarão na costa brasileira de novembro deste ano a abril de 2016 apenas chegarão e sairão do País por Fortaleza, Recife e Salvador. Os cinco navios da MSC, dois da Pulmann, dois da Costa e um da Royal Caribbeam vão operar entre Rio de Janeiro e América do Sul. Ainda segundo Ferraz, a oferta total será de 640 mil passageiros. Ele acredita que a movimentação ficará bem próxima de 600 mil cruzeiristas no Brasil, com mais de 90% das cabines ocupadas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS