Henrique Santiago   |   06/05/2015 12:21

Clia Brasil pede apoio ao MTur para desenvolver cruzeiros

A Clia Abremar solicitou o apoio do Ministério do Turismo para desenvolver os cruzeiros.

A Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar Brasil) se reuniu nesta terça-feira, 5, com o ministro do Turismo, Henrique Alves, em audiência em Brasília. O assunto era um só: como desenvolver o segmento no Brasil. Para isso, o presidente da entidade, Marco Ferraz, apresentou todo o potencial de lazer e entretenimento dos cruzeiros marítimos, incluindo a contribuição econômica e social provocada pelo desembarque de passageiros nos destinos e nas escalas.

Na temporada 2014-2015, encerrada em 27 de abril, aproximadamente 600 mil cruzeiristas viajaram em 239 roteiros nos dez navios presentes na costa brasileira. Ao redor do globo, 23 milhões de embarques são esperados para este ano em 421 navios, sendo 270 marítimos e 151 fluviais. “O Brasil tem um imenso potencial para os cruzeiros marítimos, um vasto litoral, belíssimas paisagens naturais e atrações turísticas. Os navios são peça fundamental de incremento ao Turismo, tanto para brasileiros como para estrangeiros, e precisam ser reconhecidos e incentivados. Infraestrutura, tributos, burocracia, custos portuários e de praticagem são os maiores entraves para a atuação do setor no País”, disse Ferraz.

Alves, por sua vez, acolheu as reivindicações de Marco Ferraz e salientou a importância dos cruzeiros para o Brasil. “Um segmento que movimenta mais de R$ 1 bilhão durante uma temporada e gera mais de 15 mil empregos tem um grande potencial econômico. Precisamos posicionar o produto e destravar as amarras que o impedem de crescer”, disse o ministro.

A Clia realizará, de 11 a 15 de maio, visitas técnicas nos portos de Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e Salvador, respectivamente, com o intuito de avaliar a viabilidade e as condições estruturais para a criação de novos roteiros de cruzeiros. Alves, sinalizou interesse em acompanhar a equipe na ida ao porto de Natal, no Rio Grande do Norte, onde atuou por 11 mandatos consecutivos como deputado federal.

Tópicos relacionados